Em um mercado extremamente dependente da geração de energia a partir de fontes hídricas, a influência da expectativa de chuvas tem gerado um impacto significativo na precificação da energia elétrica para os próximos meses e anos.

É fato que grande parte dos consumidores tem esperado o “período úmido” para contratação de energia, estratégia que, inicialmente, faz sentido quando observamos o histórico de preços para se fechar negócio nesse período.

Apesar do histórico, devemos analisar todas as constantes mudanças técnicas e regulatórias do nosso setor, ou seja, as novas variáveis que são consideradas na formulação do preço futuro dessa commodity.

Em um ambiente industrial, no qual a energia elétrica é um insumo essencial para o processo produtivo, toda economia financeira deve ser buscada utilizando como premissas projeções de preços e riscos associados, portfólio de contratos e estratégias de contratação.

Considerando ainda que a formação de preço está relacionada com todos os aspectos técnicos, além da quantidade de energia ofertada pelos comercializadores e demandada pelos consumidores, o cenário torna-se ainda mais volátil para encontrar o ponto de equilíbrio entre os agentes.

Mas e a decisão de compra? Existe um momento certo para contratar energia?

Durante nossos 17 anos de experiência aprendemos que a resposta para essa pergunta está mais nos detalhes e nas características do próprio consumidor, do que meramente em informações mercadológicas.

As principais perguntas que recomendamos considerar na contratação de energia são:

  1. Nos patamares de preços atuais, conseguimos comprar um contrato de energia em condições comerciais mais atrativas do que no contrato vigente?
  2. Os preços de energia apresentados se enquadram dentro do orçamento da companhia?
  3. Com os valores de energia negociados no mercado haverá benefício em relação aos anos anteriores ou comparado ao mercado cativo?

Considerar as perguntas acima antes de posicionar seu portfólio facilitará, e muito, o complexo processo de contratação e as respectivas tomadas de decisão dentro da sua empresa.

Nesse contexto, a Ecom Energia vai além de uma simples intermediadora, atuando com diversos setores da indústria em busca de diferentes tipos de operações para a compra e venda de energia.

A Ecom Energia desenvolve operações estruturadas, feitas sob medida para as necessidades de cada cliente, tudo isso graças ao nosso relacionamento de longo prazo com parceiros e a nossa inteligência de mercado, que conta com profissionais altamente experientes no setor. São mais de 2000 empresas que confiam na Ecom e na solidez das nossas operações, buscando a melhor estratégia de contratação e no melhor momento.

Converse com nossos especialistas e conheça nossas soluções customizadas para o seu negócio.