[:pb]Já se perguntou como é a carreira no setor de energia?  É um mercado dinâmico, desafiador e cheio de possibilidades! Conheça mais sobre esse universo e tudo o que ele pode oferecer.

A todo momento nos deparamos com conversas, debates, fóruns falando das empresas mais desejadas, do profissional dos tempos modernos e do futuro, globalização, disrupção, transformação digital, metodologia Agile, comportamento do consumidor, experiência de compra, diferenciação. Na verdade, observamos uma grande revolução de temas e assuntos que demonstram nada mais do que estamos em constante mudança, transformação e evolução. Já falava Heráclito “ Nada é permanente, exceto a mudança”.

Sim, o mundo dos negócios também se encontra em transformação. Business tradicionais se reinventando, startups surgindo e criando novas formas e modelos de negócios, e também negócios novos que surgem a partir de contextos sistêmicos, como o nosso mercado, o de Comercialização e Gestão de Energia, que surgiu há cerca 15 anos, somente.

E quando nos deparamos com um mercado em crescimento, não só pelo oceano de oportunidades, no contexto de uma das mais sérias crises econômicas e de desemprego, podemos nos perguntar: Por que não fazer parte deste mercado de energia?

Quais conhecimentos, capacidades, competências são desejadas para estes profissionais?

A resposta pode parecer simples. Primeiro é importante ter forte e sólido conhecimento técnico. Mas você pode se perguntar, mas isso é preciso em qualquer área. Sim! Você está certo. Hoje o domínio da especificidade técnica é indiscutível no mercado de trabalho. A sólida formação e a constante atualização técnica sempre serão requeridas.

 

Então, o que irá diferenciar os profissionais?

 

Hoje mais do que nunca sabemos que as habilidades relacionais, sociais e emocionais são três pilares chave para esta diferenciação. No mercado de energia, volátil e intenso, contratamos administradores, engenheiros, muitos elétricos, meteorologistas, psicólogos, advogados. Como podem ver, a mais ampla e diversa formação universitária.

O mundo do trabalho é colaborativo, mais horizontal, fala de empoderamento e autonomia. Fala de paixão por aquilo que fazemos, fala de propósito naquilo de nos entregamos. Tantos sentidos e significados relevantes que fortalecem que precisamos nos relacionar bem com todos. Uma organização mais horizontal é mais enxuta de níveis hierárquicos e você circula desde o presidente até o assistente. Assim a boa comunicação, construindo boas conexões e alianças estão presentes no seu dia a dia de trabalho.

O mundo em transformação traz velocidade. Um dia nunca será igual ao outro, por isso ser flexível, ágil e contribuidor vai fazer a diferença. O jogo de cintura e trânsito entre todos os níveis sempre estarão em alta, isso chamamos de habilidade social.

Mas o contexto de negócios traz também outros componentes, como a incerteza, a volatilidade e a transformação. Isso requer resiliência com bastante equilíbrio, saber viver ups e downs, mantendo sempre “sob controle” suas emoções, como lidar com os nãos, as frustrações, projetos não aprovados, acertos e erros.

Está pensando em entrar no mercado de energia? Não hesite. Ele realmente te energiza, te contagia e lhe oferece oportunidades de aprendizado contínuo e amplo, pois ele é dinâmico, novo. Opera como uma mesa de investimentos e ao mesmo tempo constrói relações consultivas e técnicas para grandes empresas, oferece a diversidade da fontes de energia e geração, mercados já explorados, mercados novos, mercados que ainda não existem e, por isso, te dá a oportunidade de empreender, usar o intraempreendorismo, o senso de dono, de pertencimento e somar real valor para um mercado em exponencial crescimento e repleto de oportunidades!

Aprenda mais sobre o Mercado Livre de Energia e acompanhe nossas novidades. Na Ecom a sua energia faz a diferença.

 

[:]