[:pb]Uma das principais preocupações dos consumidores quando migram para o ambiente de contratação livre é a maneira com que os gastos relacionados à energia elétrica serão gerenciados, uma vez que, nesse ambiente, os custos não se concentram em apenas uma fatura. Por isso é muito comum os consumidores migrarem para o ACL com o acompanhamento de uma consultoria.

Entretanto, diante das oportunidades existentes no setor, seu consultor de fato lhe entrega um serviço de gestão, ou apenas de representação? Confira abaixo as diferenças entre os dois tipos de serviços e os principais pontos para ficar atento. Vamos lá?

Gestão de Energia x Representação no mercado livre

O serviço de representação envolve o operacional das responsabilidades exigidas pela CCEE para um conhecedor de suas regras e procedimentos de comercialização de energia elétrica. A gestão de energia, contudo, além de entregar os serviços de representação, tem como foco a estratégia atrelada aos resultados obtidos em função da migração, continuidade e desenvolvimento no mercado livre de energia ou, como também é conhecido, Ambiente de Contratação Livre (ACL).

Citando alguns dos serviços apresentados pela equipe de gestão de consumidores da Ecom Energia, vamos apontar três exemplos extremamente importantes e que fazem a diferença, não somente na redução dos custos, como também na maximização de resultados. São eles:

Gestão de Energia Qualificada e Estratégica

1º Acompanhamento Semanal do Balanço Energético

Levando em consideração que o setor de energia tem como característica de calendário ex-post (ou seja, primeiro se consome, para posteriormente realizar o pagamento), ter um serviço de acompanhamento de consumo do mês, atrelado ao seu portfolio contratual, é extremamente relevante. O mesmo tem como objetivo auxiliar o consumidor na provisão de seus custos mensais, relacionados à compra ou cessão de energia, dependendo da previsão de consumo, volumes contratados e limites de flexibilidade, quando disponíveis. Com base no material apresentado e know-how de seu gestor, é possível elaborar estratégias para maximização de ganho, definindo o momento adequado para ir ao mercado spot.

2º Gestão do custo energia

No Ambiente de Contratação Regulada (ACR – mercado cativo), o custo da energia está concentrado em uma única fatura, emitida pela distribuidora responsável pela área de concessão de sua localidade. Já no ACL, o custo de energia é dividido, principalmente, em quatro componentes: Fornecedor(es), Distribuidora, CCEE e Gestão (quando há). O gerenciamento estratégico e acompanhamento constante desses quatro componentes diferenciam os serviços de gestão e representação. Ter uma equipe de especialistas atenta aos cenários existentes gera uma vantagem financeira, na antecipação a eventuais oportunidades, e ampliando suas opções de ganhos.

Por exemplo, nos artigos Ainda não comprou energia para 2019? É hora de ir à mercado! e 2019: Quando contratar energia?, que mostram o quão importante é o gerenciamento do componente “Fornecedor”. Quanto ao item “Distribuidora”, é possível que seu gestor avalie a viabilidade de adequar seus custos ao seu perfil de consumo. No que tange aos custos CCEE, abordado no tema Liquidação Financeira da CCEE – Funcionamento, inadimplência e como fugir desse impacto financeiro, o qual explanou de maneira didática o imbróglio judicial em função de liminares existentes, que perdura desde 2015.

Budget anual de energia

Conforme apontado no artigo “Vamos além do Economizar?” Uma abordagem financeira sobre previsibilidade de custos, ter uma previsão de seus custos é fundamental para que possa planejar adequadamente seu balanço financeiro. Logo, no momento da elaboração do budget, a figura de um especialista se faz necessária para que não tenham “sustos” durante o exercício do ano posterior.

Portanto, fica a pergunta; o serviço contratado pela sua empresa está alinhado com sua necessidade? Apenas a representação já basta para alcançar o seu objetivo no ACL?

Quer ir além do economizar? Junte-se a Ecom Energia! Fale conosco e receba o contato de um de nossos especialistas.

 

[:]