Ao longo dos seus 17 anos de história, a ECOM prestou assessoria para diversas indústrias no Ambiente de Contratação Livre – ACL, com perfis de Consumidor Livre e Especial. Essa assessoria sempre foi pautada em oferecer uma gestão técnico-regulatória e estratégica na comercialização. Contudo, sempre estivemos focados em buscar diferentes soluções energéticas para atender às demandas desses clientes, como, a comprovação de que a energia adquirida é proveniente de fonte renovável.

Nesse contexto, os certificados de energia renovável se apresentam como uma solução para esse tipo de demanda e estão alinhados com a forma de atuação da Ecom, que sempre busca ir além da gestão convencional.

Atualmente a Ecom atende a cerca de 48 segmentos da indústria brasileira, além de empresas atuantes nos setores de serviços e comércio. Percebemos que cada segmento específico possui sua política renovável buscando selos de padrão de qualidade, selos de pureza e certificações de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade.

Na década anterior existia o mercado de comercialização de Crédito de Carbono, no qual cada crédito adquirido significava a redução de emissão de 1 tonelada de CO2. Porém atualmente existem outros Certificados de Energia Renovável disponíveis para aquisição no Brasil e no mundo, reconhecidos internacionalmente, com grau elevado de auditoria, plataformas especializadas, gestão por grandes Institutos e apoiados pela ANEEL, MME, CCEE, bem como todas Associações de Usinas a Biomassas, Eólicas[, Solares e Pequenas Hidráulicas.

A ECOM tem umas das maiores carteiras de clientes de Consumo e Geração do mercado, somando todas as carteiras das Filiais de São Paulo, Manaus e Chile. Oferecemos atendimento global no mercado livre de energia, por meio de parceria na Europa, Ásia e Estados Unidos, e também no setor de Comércio Exterior, através da nossa empresa VEOM. Uma das soluções será a entrega de Certificados Renováveis oriundos da energia produzida a partir do nosso Parque Solar Fotovoltaico, com potência instalada de 3,00MWp, localizado no norte do Chile. Vale destacar que tais certificados podem ser entregues no Brasil e em qualquer lugar do mundo.

É possível observar um aumento significativo no compromisso com a mudança de comportamento energético. Nesse contexto também iremos buscar outros tipos de certificados, cuja energia foi rastreada e originada no Brasil, assessorando nossos clientes em todo processo, desde o credenciamento, até a emissão do certificado, a comercialização da energia e o registro na plataforma mundial.

Convidamos sua empresa a rever sua maneira de pensar sustentável. A Ecom Energia conta com um time de especialistas qualificado para ir além do convencional. Vamos repensar a energia da sua empresa juntos?


 Fernando Souza – Trader de Energia