O processo de migração para o Mercado Livre de Energia, ou Ambiente de Contratação Livre (ACL), pode ser considerado o momento de maior expectativa na tomada de decisão para o consumidor que opta por deixar o Ambiente de Contratação Regulado (ACR).

Em um primeiro momento, o que move o consumidor é a possibilidade de economizar em sua conta de energia, ao comparar o mercado livre de energia com o mercado cativo. Contudo, diversos benefícios inerentes à migração, tais como: previsibilidade de custos, poder de alocação, ausência de cobrança de bandeiras tarifárias, possibilidade de trabalhar no horário de ponta, também são considerados no momento da tomada de decisão.

O gestor de energia a ser escolhido para conduzir esse processo tem participação fundamental e deve munir o consumidor de todas as informações relevantes, de maneira transparente e compreensível, gerando segurança e tranquilidade em todas as etapas.

Passado o momento da migração, o consumidor, gradativamente, habitua-se ao novo cenário e, então, tem condições de avaliar o desempenho do gestor em relação à qualidade do serviço prestado. É importante que você, consumidor, observe seu gestor e responda perguntas como:   “Meu gestor fez somente o “esperado”, ou seja, economizou, ou ele apresentou novas oportunidades para maximizar a rentabilidade do seu cliente? Ou ainda, meu gestor entregou sua inteligência de mercado em prol de um melhor resultado para minha empresa, ponderando os ganhos e os riscos que consistem em cada operação?

O cliente sempre terá a palavra final, mas é obrigação do gestor de energia oferecer todos os subsídios e informações necessárias para assegurar que, naquele momento, o consumidor tenha condições para tomar a melhor decisão. É muito importante que você, consumidor, faça essa avaliação do seu atual gestor de energia e reflita: “Quanto valor foi agregado ao seu negócio, de fato”?

Para entender um pouco mais sobre a diferença entre os serviços de representação junto à CCEE, gestão de energia e averiguar se o seu gestor está entregando a melhor solução para a sua empresa, confira o nosso artigo “Gestão de energia: muito além da representação”.

A Ecom Energia é uma empresa que preza muito pelo sucesso do seu cliente no Mercado Livre de Energia. Não nos limitamos somente em entregar economia aos nossos clientes. Queremos entregar mais, buscamos diferentes maneiras de fazer o cliente aumentar sua rentabilidade em um mercado onde o mínimo que se pode obter é economia. A nossa equipe é especializada em superar resultados e expectativas.

E você, quer ficar somente no “economizar” ou quer ir além?

Visite-nos no Energy Solutions Show, o mais completo evento de energia do Brasil, que acontece nos dias 27 e 28 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Nossos especialistas te esperam para uma conversa em nosso estande (espaço 1-40). Conheça nossas soluções em energia e saiba como rentabilizar a energia da sua empresa.