Em 2024, o acesso ao Mercado Livre de Energia ampliou-se para muitas empresas, especialmente pequenas e médias empresas com contas de luz acima de R$ 5 mil/mês, que antes não tinham essa opção em 2023. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), entre janeiro e agosto de 2024, mais de 16 mil novos consumidores migraram das distribuidoras para o mercado livre de energia, mais que o dobro registrado em 2023 (7.404 migrações). Destes, 72,6% são empresas menores, como padarias, supermercados, farmácias e escritórios, que optaram por contratos no modelo varejista.
Figura 1 - Fonte CCEE
Empresas com consumo inferior a 500 kW só podem acessar o Mercado Livre de Energia por meio de um comercializador varejista, como a Ecom. Este comercializador age como intermediário entre o consumidor e a CCEE, simplificando o processo de migração e assumindo riscos operacionais e financeiros, incluindo a compra de energia e o pagamento de encargos.
Nos contratos varejistas, os clientes podem escolher entre duas opções principais:
Até agosto de 2024, cinco setores se destacaram pelas migrações para o Mercado Livre de Energia:
Figura 2 - Dados até agosto/2024. Fonte: CCEE
Com mais de 20 anos de experiência, a Ecom oferece uma abordagem prática e segura para empresas que desejam migrar para o Mercado Livre de Energia. Atendendo pequenas e médias empresas em todo o Brasil, a Ecom é mais que uma comercializadora – é uma parceira que gera valor e competitividade ao seu negócio.
Sua empresa se beneficia de:
Descubra como a Ecom pode transformar sua experiência no Mercado Livre de Energia. Com a nossa parceria, você terá acesso a soluções que ajudam a otimizar custos e aumentam a competitividade da sua empresa.
Faça uma simulação da conta de luz do seu negócio agora mesmo! Clique aqui