Primeiro no ranking, a indústria metalúrgica foi o setor que mais consumiu energia elétrica no Brasil em 2021. Isso acontece porque a usinagem e a produção de manufaturados metálicos são atividades muito eletrointensivas, ou seja, precisam de muita energia para operar.
Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), confirmam essa afirmação. A instituição indicou que de 2007 a 2020 as despesas com esse insumo representaram aproximadamente 6% dos custos totais do setor no país.
No entanto, outro dado interessante está no Boletim InfoMercado da CCEE de junho de 2022. Ele apontou que o segmento de metalurgia e produtos de metal representou 23,2% do consumo total de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre (ACL).
Em razão disso, saiba a seguir como o mercado livre de energia pode ser um braço importante para a redução de custos no setor metalúrgico e uma solução para obter maior previsibilidade orçamentária.
Cenário atual da indústria metalúrgica
Em 2021, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão pontuou que uma das tendências para o setor metalúrgico é a sustentabilidade ambiental.
Como catalisador desse objetivo, a FIEMA indicou dois pontos. Primeiro o desenvolvimento e a adoção de novas tecnologias que levem à redução do consumo de energia e de emissão de gases de efeito estufa. E em segundo, a redução de captação de água e crescimento de sua reutilização. A instituição indicou:
“O setor metalúrgico é tradicionalmente identificado como produtor de commodities e seus produtos concorrem principalmente em preços. Fortemente competitivo no mercado mundial, mas bastante afetado pelas oscilações internacionais de preços.”
Sendo assim, é muito difícil para essas indústrias baixarem custos com matéria-prima, por exemplo. Isso porque eles ficam reféns das oscilações de preço, que são afetadas pelo cenário político e econômico internacional.
Por isso, para obter maior competitividade elas precisam reduzir outros custos e obter retorno financeiro de novas fontes. Logo, obter maior previsibilidade e organização por meio dos custos com energia pode ser uma alternativa para esse setor.
Como obter maior previsibilidade orçamentária
Uma vez que as indústrias desse setor movimentam grandes volumes nos contratos de eletricidade, uma janela de oportunidades se abre. Precisa de uma mão para elaborar um planejamento financeiro sustentável?
Preparamos para você um white paper recheado de dicas para te levar a ações mais congruentes e que proporcionem previsão orçamentária. Confira “Planejamento Financeiro Empresarial: Guia de soluções energéticas“. Totalmente gratuito! Baixe agora:
Por essa razão, muitas companhias desse ramo industrial já fazem parte do mercado livre de energia. Isso porque, o Mercado Livre de Energia ou Ambiente de Contratação Livre (ACL) proporciona um salto na economia de custos. Pois nesse mercado de energia é possível negociar questões como: preço, prazo, limites de sazonalização, flexibilização e modulação, gerindo melhor as finanças por meio de um contrato inteligente, ao comprar energia.
Ainda mais, o mercado livre oferece uma gama de oportunidades que possibilitam sua empresa ganhar dinheiro com operações estruturadas nesse mercado. Ou seja, se você contratar uma quantidade de energia e não a utilizar, poderá vender esse recurso a outra empresa que deseje.
Isso consequentemente abre portas para rentabilidade extra, aumento na produção da metalúrgica e ganhos na competitividade. Entenda como saber aproveitar essa oportunidade para a indústria metalúrgica a seguir.
Vantagens do Mercado Livre de Energia
Com a gestão da Ecom Energia, sua empresa tem acesso a estratégias e operações que também buscam rentabilidade. Enxergamos o Mercado Livre de Energia como uma constante vitrine de oportunidades para reduzir custos.
Ao final de cada mês são contabilizados o total de recursos utilizados, por meio do PLD horário – i.e. monitoramento em tempo real. Isso porque essa prática é extremamente vantajosa, trazendo a percepção dos momentos em que o consumo da energia é maior e menor.
Assim, nossos gestores analisam dados relevantes, com maior riqueza de detalhes e atuam proativamente para aumentar a competitividade dos clientes. Dessa maneira, a estratégia que guia a gestão de energia é muito mais eficiente, mediante os acordos e objetivos da empresa.
Nossa gestão de energia oferece:
- Uma estratégia de contratação inteligente, que analisa os riscos e oportunidades do mercado;
- Um executivo de contas dedicado a entender as particularidades do seu negócio, independente do setor de atuação;
- Um sistema seguro que mensura os dados referentes aos contratos, através de telemetria;
- A escolha da fonte de energia que desejar trocar ou contratar, incluindo fontes renováveis e 100% limpas;
- Todo suporte regulatório para tomar decisões de acordo com as operações, tirar dúvidas e sugerir soluções assertivas.
Somos uma empresa com 20 anos de experiência no setor energético, atuando nos mercados de energia elétrica e gás natural, nas áreas de gestão, comercialização e geração.
Traga a gestão de contratos de energia elétrica da sua empresa para a Ecom Energia e vá além do economizar no ambiente de contratação livre!
Para ganhar, de forma gratuita, um estudo de oportunidades personalizado para a sua empresa, preencha o formulário abaixo: