---
title: ANEEL abre audiência pública sobre governança do PLD
description: A Diretoria da ANEEL abriu a Audiência Pública nº 026 sobre a proposta de norma que consolida e disciplina a elaboração do Programa Mensal da Operação
---

[Blog Ecom ](https://ecomenergia.com.br/blog)

# [ANEEL abre audiência pública sobre governança do PLD](https://ecomenergia.com.br/blog/aneel-abre-audiencia-publica-sobre-governanca-do-pld)

 Escrito por [Ecom Energia](https://ecomenergia.com.br/blog/author/ecom-energia) | Jul 5, 2018 3:00:00 AM

A Diretoria da ANEEL abriu a Audiência Pública nº 026 sobre a proposta de norma que consolida e disciplina a elaboração do Programa Mensal da Operação (PMO) e a formação do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD). O objetivo é melhorar os procedimentos associados ao PMO e ao PLD, trazendo mais transparência e previsibilidade, além de permitir aos agentes uma participação mais efetiva no processo. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) coordena e controla a operação da geração e da transmissão de energia elétrica do Sistema Integrado Nacional (SIN). Para subsidiar a programação da operação e o despacho centralizado da geração, o ONS coordena a elaboração do PMO, que fornece as metas e diretrizes para a operação eletroenergética do SIN e também estabelece o Custo Marginal de Operação (CMO), que é a base para o PLD. O PLD, por sua vez, é utilizado para valoração dos montantes liquidados no Mercado de Curto Prazo (MCP) e é apurado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A proposta contempla as atividades regulatórias “Governança de Dados do Programa Mensal de Operação” e “Revisar a Resolução Normativa nº 402/2001, que estabelece os pontos de fronteiras entre os submercados”, constantes na Agenda Regulatória da ANEEL para o período 2018-2019. Além disso, o Planejamento Estratégico da Agência, para o Ciclo 2018-2021, tem entre seus objetivos “aperfeiçoar, simplificar e consolidar a regulação”. Nesse sentido, os principais aprimoramentos em audiência são: • REN 402/2001: estabelecimento do procedimento para atualização dos pontos de fronteira entre os submercados, por parte do ONS, com previsão de participação pública; • REN 477/2012: Observação de critério objetivo para consideração das restrições elétricas internas aos submercados e que impactam na capacidade de intercâmbio entre os submercados no cálculo do PLD. A proposta é que sejam consideradas as restrições que tenham duração mínima de uma semana; • REN 440/2011: Inclusão de usinas de fonte solar, com o mesmo critério hoje adotado para as usinas hidrelétricas e eólicas; • Conclusão da Consulta Pública 006/2017, prevendo consideração da geração bruta no caso das autoproduções com carga associada; • Possibilidade de declaração, para o PMO e revisões, de valor inferior ao Custo Variável Unitário (CVU) aprovado pela ANEEL ou atualizado pela CCEE; • Inclusão de previsão de procedimento para o caso de contingência na publicação do CMO/PLD; • Criação de comitês técnicos com a participação dos agentes e sob coordenação do ONS e CCEE para tratar de temas relacionados ao PMO; • Retirada da necessidade de a ANEEL homologar o Acordo Operacional entre ONS e CCEE. O período de envio das contribuições à Audiência Pública nº 026/2018 vai até 20/7/2018.

[Visualizar publicação completa](https://ecomenergia.com.br/blog/aneel-abre-audiencia-publica-sobre-governanca-do-pld)

```json
{
  "@context" : "http://schema.org",
  "@type" : "BlogPosting",
  "author" : {
    "@type" : "Person",
    "name" : "Ecom Energia"
  },
  "dateModified" : "2025-09-03T18:19:56.838Z",
  "datePublished" : "2018-07-05T03:00:00Z",
  "headline" : "ANEEL abre audiência pública sobre governança do PLD",
  "image" : {
    "@type" : "ImageObject",
    "height" : 60,
    "url" : "/hs/hsstatic/content_shared_assets/static-1.4092/img/default-amp-logo.png",
    "width" : 60
  },
  "mainEntityOfPage" : "https://ecomenergia.com.br/blog/aneel-abre-audiencia-publica-sobre-governanca-do-pld",
  "publisher" : {
    "@type" : "Organization",
    "logo" : {
      "@type" : "ImageObject",
      "height" : 60,
      "url" : "/hs/hsstatic/content_shared_assets/static-1.4092/img/default-amp-logo.png",
      "width" : 60
    },
    "name" : "Blog Ecom"
  }
}
```