Brasil ultrapassa marca de 10 GW em micro e minigeração distribuída

Ana Luiza Almeida
  • 05/04/2022
  • 2 min de leitura

A micro e a minigeração distribuída (MMGD) de energia atingiram 10 GW de potência instalada no Brasil ao final do mês de março, 99,9% por meio da fonte solar fotovoltaica.

E parece em que 2022 o crescimento da geração distribuída ainda vai superar todas as expectativas. Isso porque, devido ao novo marco legal, muitos projetos sairão do papel até início do próximo ano para garantir a manutenção do atuais benefícios do sistema de compensação.

Também se aproxima um novo recorde em números de unidades consumidoras que geram sua própria energia com MMGD, na casa do milhão, em mais de 5.400 municípios espalhados pelo país, especialmente concentrados nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Além de contribuir para a sustentabilidade da matriz elétrica nacional, o modelo da micro e a minigeração distribuída proporciona maior empoderamento do consumidor, que é um dos vetores da modernização do nosso Setor Elétrico. Cada vez mais o comportamento do consumidor vai gerar oportunidades de novos modelos de negócio, baseados no consumo consciente, digital, sustentável e descentralizado. O futuro é agora!

Ana Luiza Almeida
Especialista de Inteligência de Mercado e Regulatório da Ecom Energia.

Conteúdo relacionado