Como consumir energia renovável no Brasil

Karen Cipriano
  • 02/05/2024
  • 3 min de leitura

O Brasil destacou-se como um dos três países que mais atraiu investimentos internacionais em energias renováveis em 2023, totalizando mais de US$25 bilhões.

Isso evidencia o papel significativo do nosso país na transição energética global, não é mesmo?

Sua empresa e indústria podem se juntar a esse movimento, e a Ecom está pronta para apoiá-los nessa jornada sustentável.

Ao implementar fontes de energia limpa e renovável, sua empresa pode contribuir com a redução de diversos problemas ambientais, além de economizar mais também.

Entenda mais sobre o assunto a seguir!

Conheça o Mercado Livre de Energia

O Mercado Livre de Energia é uma forma mais econômica e moderna de contratar energia elétrica, disponível para empresas do Grupo A, ou seja, aquelas conectadas em média e alta tensão.

Nesse formato, não se aplicam as bandeiras tarifárias, um mecanismo que serve para reajustar o preço da energia de acordo com as condições de geração.

A seguir, confira 3 formas de consumir energia renovável no Brasil.

1. Negociando com geradores de energia limpa

No Mercado Livre de Energia, as empresas têm a liberdade de comprar energia elétrica diretamente dos geradores de eletricidade, como usinas solares e eólicas, através de uma comercializadora. 

Por isso, é importante que a empresa tenha auxílio de uma consultoria especializada no mercado energético para auxiliar nas melhores escolhas, sempre focando no melhor custo-benefício. 

2. Investindo em autoprodução de energia renovável

A autoprodução é outra alternativa para consumir energia renovável no Brasil.

Aqui, a empresa faz os investimentos (ou arrenda usinas) para gerar sua própria energia. Esse modelo oferece muitas vantagens para empresas ou indústrias que possuem uma demanda energética mensal muito alta ou mais de uma unidade consumidora.  

3. Geração Distribuída 

Geração Distribuída é o modelo de produção de energia elétrica feita no local de consumo ou próximo a ele, beneficiando residências, empresas e indústrias.

A eletricidade é conectada diretamente à rede pública de distribuição e, por isso, não requer o transporte de energia por longas linhas de transmissão.

Sem riscos comerciais e o melhor: sem modificar o modo como recebe sua energia.

Precisa de ajuda para entender qual dessas opções é a melhor para o seu negócio? Entre em contato com a nossa equipe e deixe que a gente te oriente!

Conteúdo relacionado