O saving em compras é um indicador-chave de desempenho (KPI, na sigla em inglês) relevante para o planejamento da área de compras, principalmente no período de negociações, que traz impactos positivos paras as áreas de Logística e Suprimentos. Essa prática se resume em economizar capital, uma necessidade de toda organização. No entanto, nem sempre a opção mais barata é a mais eficiente — ou seja, entrega mais com menos desperdício.
Por isso, mais do que limitar os recursos financeiros, esse indicador leva em conta o retorno sobre o investimento (ROI), que analisa o melhor custo-benefício de uma aquisição. É possível alcançar o saving em compras de diversas formas para auxiliar a gestão de sua empresa. Mas por onde começar? Veja a seguir.
Determine o tipo de saving
A importância de estabelecer esse indicador é avaliar a eficiência das compras feitas, e, assim, traçar metas assertivas para o futuro. Nesse sentido, o saving valoriza a economia, evita custos desnecessários e é versátil. Ele pode ser aplicado em diversos momentos e áreas da empresa, como em períodos de crise ou em projetos de eficiência.
Para promover o saving, você pode começar fazendo um levantamento de dados. Pensando em questões internas da organização, tome a ergonomia como modelo. Nesse caso, colete dados como índice de adoecimento e afastamento, e seus impactos nos custos da operação.
Depois, identifique ações necessárias para reduzir o gargalo, como atividades para melhorar a qualidade de vida da equipe. Já para a implantação do saving em compras, as negociações com fornecedores são ponto central.
Por isso, ao contatá-los, escolha o saving mais estratégico para o objetivo da empresa. Os tipos mais recorrentes de saving são:
- De negociação: Reduzir preços a partir de acordos e contrapropostas.
- Geral ou contra o baseline: Comparar o total gasto na última compra com o preço atual de um mesmo produto e analisar a diferença como ganho ou perda financeira.
- Contra o orçamento: Adquirir uma mercadoria de preço menor e fazer a diferença entre o valor pago e o que foi orçado no início.
Aumente o saving em sua empresa
Para manter o saving crescendo, você pode começar pelo planejamento das compras. Isso porque, com o desenvolvimento de um processo coeso, será possível usar o saving como ferramenta para obter maior previsibilidade financeira e controle de gastos.
Como vimos, as negociações por si só podem ser um tipo de saving. Por isso, busque desenvolver um bom relacionamento com seus fornecedores. Sendo assim, planeje suas negociações firmando prazos, condições e objetivos claros. Assim você evita incidentes, acelera os fechamentos e alinha a comunicação propondo acordos estratégicos de redução e margens maiores para acertos.
Ademais, determine colaboradores responsáveis pelo acompanhamento constante do indicador. Assim, será possível avaliar se as áreas da empresa evoluíram ou decaíram na eficiência de custos em cada período, além de promover correções de rota, se necessário.
Saving na compra de energia elétrica
Além disso, você sabia que uma gestão eficiente de energia também pode auxiliar sua empresa a reduzir custos? Aumente o saving em compras e obtenha rentabilidade extra operando no Ambiente de Contratação Livre. Caso sua empresa já atue no Mercado Livre de Energia, mas não tem usufruído de todo o potencial do setor, saiba como transformar essa sobra em retorno para a sua empresa.
Com a gestão da Ecom, você conta com um executivo dedicado a observar o melhor momento para compra e venda de energia. Assim, a partir de um gerenciamento estratégico feito pela nossa equipe, sua empresa adquire energia pelos menores preços e ainda tem acesso a um sistema de monitoramento de consumo em tempo real.
Nossa inteligência em gestão e comercialização de energia está atenta ao mercado para criar oportunidades de forma proativa, a fim de evitar riscos para o seu negócio. Deseja fazer uma avaliação gratuita? Entre em contato com nossos especialistas acessando ao link.