No mundo todo, temos visto um movimento de diversas nações rumo à descarbonização.
Essa, sem dúvidas, é uma tendência global que entrou na pauta de muitas empresas.
Com isso, eleva-se a preocupação das organizações em cumprir os critérios ESG em suas operações, de forma a concretizar uma agenda verde e que dê um significado mais maduro à economia. Trata-se, portanto, de um dos temas mais relevantes da atualidade.
Não é à toa que a descarbonização se tornou um dos processos essenciais para combater o aquecimento global. No entanto, para conseguir desacelerar esse aquecimento, a mudança na matriz energética é uma das premissas mais importantes e necessárias para barrar as emissões de carbono no planeta.
Saiba mais!

Descarbonização e o planejamento para a ampliação da matriz energética
Para isso, um planejamento da ampliação da matriz energética se faz necessário.
Porém, substituir a matriz atual, a qual ainda é dependente de uma matriz fóssil e recorre constantemente ao uso do carvão, é algo que não acontecerá imediatamente.
De acordo com o estudo “Os Desafios da Descarbonização de 2030”, para uma transição energética responsável, que não afete a demanda atual de energia, precisamos:
- Aumentar a eletrificação;
- Investir no uso amplo de energias renováveis;
- E intensificar as medidas e eficiência energética.
Um esforço conjunto pelo bem do planeta
De forma geral, ao planejar tais transformações deve levar-se em consideração uma série de mudanças, inclusive para os diversos setores da economia.
A adaptação requer, acima de tudo, superar desafios técnicos e de infraestrutura, além de investimentos e um cronograma de médio e longo prazos para que essa mudança seja sustentável e facilite a evolução das empresas nesse sentido.
De forma a dar suporte, nós já contamos com inovações capazes de apoiar o processo de descarbonização global, em especial no Brasil; uma potência de energias renováveis.
No entanto, para que a transição energética seja uma realidade ainda mais próxima, necessita-se do desenvolvimento de novos portadores de energia, bem como melhorar a eficiência energética, reduzir as emissões e criar novos mercados para o carbono.
Aqueles que desejam investir no segmento de renováveis, certamente, vão encontrar no mercado livre de energia boas oportunidades.
Com isso, espera-se uma mudança de atitude mais rápida e consistente por parte das empresas, através de uma cultura avançada de sustentabilidade.
Deseja preparar sua empresa para a transição energética?
Fale agora mesmo com um dos executivos da Ecom Energia. Preencha o formulário e saiba mais sobre como podemos atender sua demanda com energias renováveis.