A Energia Elétrica é um dos recursos fundamentais para sociedade. Em cada detalhe da nossa rotina a energia está presente, muitas vezes de forma subentendida. Se pararmos para analisar nosso dia a dia, encontraremos esse insumo em praticamente tudo o que nos cerca e, quase sempre, compondo as primeiras etapas dos processos produtivos de cada material.

Partindo desse princípio, é fato que a energia elétrica é um recurso fundamental para as indústrias, sendo considerada um dos principais insumos da cadeia produtiva. Proporcionalmente à sua importância, as despesas com energia também são bastante relevantes e, em alguns casos, chegam a representar cerca de 50% do custo total de produção.

Mercado Livre de Energia, a opção que pode aumentar a rentabilidade do seu negócio

Diante desse cenário, as indústrias buscam incessantemente por soluções e alternativas para reduzir o custo com esse insumo. Uma das opções mais significativas atualmente é o Mercado Livre de Energia, no qual o consumidor consegue negociar o preço por megawatt-hora (R$/MWh) através de contratações de energia bilateralmente, direto com geradores e/ou comercializadores de energia.

Os consumidores, em sua maioria, fazem parte do Mercado Cativo, onde as tarifas cobradas sobre a energia elétrica são homologadas pela Aneel, o que impossibilita qualquer tipo de negociação sobre os valores definidos e aplicados nas faturas das distribuidoras.

Dentre diversos benefícios, além da redução de custos, a migração ao Mercado Livre de Energia traz aos consumidores maior previsibilidade orçamentária, uma vez que os preços da energia são definidos previamente no momento de sua contratação, e vale ressaltar também a competitividade comercial em relação aos concorrentes, já que o insumo mais expressivo financeiramente perde o posto de vilão, e concede redução no custo de produção, consequentemente proporcionando maior rentabilidade para o negócio.

Outra peculiaridade do Mercado Livre é que os consumidores são divididos por duas classificações, que seguem algumas premissas relacionadas à sua demanda contratada:

  1. Consumidores Livres: empreendimentos com demanda contratada igual ou superior a 2.000 kW. Esse tipo de consumidor pode escolher por consumir energia de fontes incentivada (renovável) ou convencional.
  2. Consumidores Especiais: empreendimentos com demanda contratada entre 500 kW e 2.000 kW. Esse tipo de consumidor, obrigatoriamente, deve consumir energia de fonte incentivada (renovável).

O Mercado Livre chegará para todos os consumidores?

Apesar de ser um assunto não conhecido por todo o setor industrial, o Ambiente de Contratação Livre – ACL – vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Elétrica – Abraceel – em 2019 mais de 1.200 unidades consumidoras deixaram o Mercado Cativo, totalizando mais de 7.000 novos consumidores no Mercado Livre de Energia, sendo cerca de 10% Consumidores Livres e 90% Consumidores Especiais. Um crescimento superior a 20% em relação ao ano anterior.

A tendência é um aumento na abertura do Mercado Livre, assunto que abordamos também nesse podcast, e que cada vez mais consumidores adotem o ACL, e para que o Mercado esteja preparado para essa “ascensão”, o Ministério de Minas e Energia – MME – vem deliberando pela redução dos limites de carga para os Consumidores Livres, e aprovou novas etapas de abertura do Mercado Livre de Energia através da Portaria nº 465 de 12 dezembro de 2019, conforme cronograma abaixo:

  • 2021: a partir de janeiro, demanda contratada igual ou superior a 1.500 kW;
  • 2022: a partir de janeiro, demanda contratada igual ou superior a 1.000 kW;
  • 2023: a partir de janeiro, demanda contratada igual ou superior a 500 kW.
  • 2024: A Aneel e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE – deverão apresentar estudos que viabilizem a abertura do Mercado para consumidores com carga inferior a 500 kW para que entre em vigor a partir de janeiro de 2024.

Conte com a Ecom Energia!

Nós, da Ecom Energia, acompanhamos de perto todos os avanços e novidades regulatórias e comerciais dos Mercados Livre e Cativo, e de forma proativa assessoramos nossos clientes com soluções customizadas, visando sempre levar cada vez mais rentabilidade aos seus negócios.

Quer saber se o Mercado Livre de Energia é viável para sua empresa? Entre em contato conosco, faremos um estudo de viabilidade sem nenhum compromisso, e com certeza encontraremos mais do que uma solução de energia para o seu negócio!