Seguindo a tendência da eficiência energética, a Heineken investe no projeto Green Energy, que faz referência à icônica cor da marca. A companhia, que já possui três cervejarias operando com energia verde, ou seja, 100% limpa, pretende suprir toda o processo de produção e envase das cervejas do grupo com energia elétrica de fontes renováveis e térmica a partir de biomassa.
Veja a seguir o que a página oficial da marca diz a respeito dessa implementação, a seguir:
A Heineken ficou ainda mais verde
A produção brasileira passa a ser feita com energia 100% renovável nas cervejarias de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP) e Ponta Grossa (PR).
Energia verde
Energia verde é a energia renovável, responsável pelo funcionamento de todo o processo produtivo e de envase nessas três fábricas dos produtos da marca Heineken®, incluindo Heineken 0.0.
Energia renovável
Energia renovável é a energia limpa que tem como fontes recursos que não se esgotam ou que se regeneram na natureza (ex: água, vento, luz solar, biomassa, biogás gerado por estações de tratamento de efluentes). Para garantir que a quantidade de energia consumida nessas cervejarias seja proveniente de energia limpa, o Grupo HEINEKEN no Brasil passa a adquirir energia elétrica de fontes 100% renováveis nas cervejarias de Jacareí, Araraquara, Alagoinhas e Ponta Grossa, além de já contar energia térmica limpa proveniente de biomassa em todas essas cervejarias.
Como utilizamos energia renovável nas cervejarias
A energia térmica das caldeiras é produzida pela queima do cavaco de madeira reflorestada e do Biogás que é gerado pelo tratamento de efluentes da cervejaria. Essa queima produz vapor, gerando o calor necessário para o processo de produção da cerveja. Já a energias elétrica renovável é necessária para que todos os equipamentos utilizados na produção e envase da cerveja funcionem.
O que o grupo Heineken vai fazer até 2023?
Atualmente, além das fábricas acima mencionadas, a fábrica de Jacareí (SP) desde dezembro de 2020 também é abastecida com energia elétrica 100% renovável e está em processo de substituição da energia térmica também por fontes renováveis. Até 2023, toda a produção e o envase das cervejas do GRUPO HEINEKEN no Brasil vão ser supridos por energia 100% renovável, por meio da conversão de nossas caldeiras para operação exclusiva com biomassa, e toda a energia elétrica comprada pela companhia será de fonte renovável.
Veja mais notícias do setor elétrico clicando aqui.