A indústria de papel e celulose desempenha uma função expressiva na economia nacional e no cenário global. Conforme dados da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), 3,75 milhões de empregos são resultantes do setor de árvores plantadas. Ainda, a organização ressalta que o Brasil está em primeiro lugar na exportação mundial de celulose, fornecendo mais de 15 milhões de toneladas do insumo.
Isso, devido ao rápido crescimento do eucalipto, principal fibra da celulose brasileira, que minimiza o custo da produção. O país figura ainda como segundo na produção de celulose, devido à alta produtividade em plantios florestais, ficando para trás apenas dos Estados Unidos. Já na fabricação de papel, o Brasil está na oitava posição.
Quando se trata de energia, o setor é o sétimo entre os 10 maiores consumidores, segundo o Anuário Estatístico de Energia Elétrica de 2022 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Veja agora o impacto do consumo de energia elétrica na indústria e, depois, confira medidas para implementar a eficiência energética no setor.
O impacto da eletricidade na indústria de papel e celulose
O Atlas da Eficiência Energética 2021, relatório conjunto entre a EPE e a International Energy Agency (IEA), aponta o crescimento do consumo de energia da indústria brasileira em oito setores. O de papel e celulose é o terceiro com a maior participação (16%).
De acordo com o estudo de 2022 promovido pela mesma parceria, A indústria de papel e celulose no Brasil e no mundo, “o processo de produção do papel apresenta consumo de energia elétrica em basicamente todas as etapas”. Da prensagem, passando pelo refino, aquecimento até a geração de vapor para secagem, por exemplo.
Para mitigar os efeitos dessa alta demanda, promover eficiência energética é fundamental. Isso se traduz em produzir mais com menos de maneira sustentável e por meio de fontes renováveis. E por que isso é importante? Podemos elencar três principais benefícios dessa prática: a redução de custos, maior controle sobre os impactos ambientais e a prevenção de perdas nas instalações elétricas. Mas, quais medidas tomar para esse fim?
Como alcançar a eficiência energética
Uma das alternativas para promover a eficiência energética é a autoprodução de energia. Embora a indústria de papel e celulose utilize fortemente a lixívia para esse fim, é possível economizar mais ao diversificar as fontes. Isso pode ser feito com a utilização de painéis solares ou usinas eólicas, por exemplo. Se sua empresa deseja aderir a essa solução, a Ecom oferece apoio completo no processo de implementação e na gestão dos recursos.
Para proporcionar segurança nas instalações e evitar a improdutividade por falhas técnicas, uma boa opção é a adoção das políticas e certificações de eficiência energética. Por exemplo, o Programa de Eficiência Energética (PEE), o Selo Procel e a ISO 50001. Assim, ao implementar as normas que as acompanham, será possível avançar na tecnologia industrial, fomentar o uso consciente e sustentável dos insumos e reduzir custos. Isso porque maquinários, iluminação, ventilação e demais áreas passam por uma revisão completa.
Outra medida relevante é calcular o tempo de maquinário ativo versus o consumo de energia. Isso é fundamental para que a empresa estruture o aproveitamento energético de maneira inteligente. Nesse sentido, a gestão de energia da Ecom conta com a telemetria, que possibilita a medição segura de dados em tempo real. Esse monitoramento é um dos pilares estratégicos para diminuir os custos com energia. Pensando no aspecto ambiental, ainda é possível aumentar a reciclagem do papel e demais materiais para reduzir a intensidade energética e as emissões de CO2.
Mercado Livre de Energia, o caminho para economizar
Além dessas soluções, temos o Mercado Livre de Energia. Ao migrar, a estratégia de contratação é personalizada. Assim, sua empresa pode comprar energia pelo menor preço. Ademais, ganha maior previsibilidade de custos, uma vez que a negociação de volumes, prazos, sazonalidade e demais reajustes são facilitados.
Você também colabora com o meio ambiente e pode escolher a fonte de energia que deseja contratar. O que é vantajoso, pois fontes renováveis, como a energia solar, têm se mostrado as mais competitivas. Além disso, você tem a possibilidade de obter rentabilidade extra para a sua empresa, vendendo a energia não consumida.
Conclusão
Se sua empresa precisa de um diagnóstico para montar um projeto de eficiência energética com orçamento flexível, a Ecom Energia é a parceira ideal. Fomos responsáveis pela economia de mais de R$ 2 bilhões em custos com energia nos últimos 5 anos para nossos clientes.
Estamos dispostos a te ajudar nessa tarefa também. Se você deseja receber um estudo de oportunidades personalizado para a sua empresa, preencha o formulário a seguir: