No Mercado Cativo as finanças do seu negócio estão sujeitas às tarifas e reajustes de energia estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o que impossibilita a negociação em uma redução de custos, por exemplo. Logo, comprar energia elétrica proporciona autonomia e flexibilidade para decidir os fornecedores, preços, prazo e indexação nos contratos, o que torna a migração do Mercado Cativo para o Mercado Livre de Energia um investimento muito mais atrativo.
Você sabia que a migração pode te auxiliar a economizar até 40% com energia elétrica? Promover essa mudança em parceria com a Ecom Energia pode tornar o gerenciamento dos custos de sua empresa em uma ferramenta sólida para aumentar a competitividade com outras do seu ramo. E, consequentemente, seus negócios terão um panorama orçamentário melhorado para direcionar seus investimentos para outras áreas e assim, potencializar o crescimento e resultados.
No entanto, no processo dessa migração muitas dúvidas podem surgir, tais como o público que pode aderir ao mercado, possíveis riscos, como a distribuição é feita, entre outros. Por isso, separamos as perguntas mais frequentes para esclarecer esses pontos.
Perguntas frequentes sobre o Mercado Livre de Energia
Quem pode migrar para o Mercado Livre de Energia?
Podemos classificar os consumidores que podem migrar do sistema regulado para o livre em dois tipos: os consumidores livres e os consumidores especiais.
Consumidores livres são empresas que possuem, no mínimo, 1.000 kW de demanda contratada, em qualquer nível de tensão. Esses consumidores podem contratar energia proveniente de qualquer fonte de geração.
Consumidores especiais, por sua vez, são empresas que possuem demanda contratada igual ou maior que 500 kW e menor que 1.000 kW. Estes podem contratar energia proveniente exclusivamente de fontes incentivadas, como: usinas eólicas, solares, biomassa, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) ou hidráulica de empreendimentos com potência inferior ou igual a 50.000 kW, as chamadas fontes especiais de energia.
Como saber que o consumo da minha empresa é suficiente para a migração?
Como visto acima, empresas que recebem energia elétrica em média ou alta tensão e com demanda contratada igual ou maior que 500 kW e menor que 1.000 kW são as que podem comprar energia elétrica no ambiente de contratação livre. Caso sua empresa despenda mensalmente de R$35 mil aproximadamente no valor da conta de luz, este também é um indício de que a migração para o Mercado Livre de Energia é possível.
Você consegue observar a quantidade de kW e o valor mensal que sua empresa consome em uma conta de luz. Podemos verificar para você a viabilidade de migração da sua empresa! Deseja migrar de mercado de energia? Solicite seu diagnóstico gratuitamente clicando aqui.

Qual é o risco caso minha empresa consuma a mais ou a menos do que foi contratado?
No mercado livre a compra é feita antes do consumo, por isso é possível que haja falta ou sobra no volume contratado versus consumido. Mas não se preocupe, pois essa compensação é feita no mercado de curto prazo e regulada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Ou seja, nunca haverá corte de energia por conta dessa diferença. Além disso, o excedente pode ser negociado no mercado de curto prazo e ainda gerar renda extra para a sua empresa. Logo, se contar com uma gestora experiente como a Ecom Energia, não há riscos, mas sim benefícios.
Depois da migração para o Mercado Livre de Energia, como a energia é distribuída e chega à minha empresa?
A responsável pelo transporte da energia elétrica continuará sendo a sua distribuidora local. Importante dizer que você ainda receberá a fatura correspondente, no entanto, pagará apenas valores referentes a outros componentes da conta de luz, como impostos, cobranças de iluminação pública, serviços de manutenção da rede de distribuição, entre outros.
Eu corro o risco de ficar sem energia na minha empresa após a migração?
Não. A migração não impacta na qualidade da energia, já que o serviço de distribuição continua sendo prestado da mesma forma que antes. Então, mesmo que você tenha consumido um volume maior do que o contratado naquele período, não vai faltar energia elétrica na sua tomada.
É preciso contratar uma empresa para gerenciar meus contratos após a migração?
Você tem autonomia para gerenciar seus próprios contratos de energia no mercado livre, assim que se agenciar à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). No entanto, é muito importante contar com o apoio de uma empresa especializada, assim como nós da Ecom Energia somos. Disponibilizamos aos nossos clientes uma infraestrutura com inteligência de mercado, olhando tudo o que influencia no preço da energia elétrica da sua empresa. Com isso, conseguimos indicar os momentos certos para contratação, além de oferecer suporte nos processos regulatórios.