O processo de abertura do mercado livre tem evoluído, oportunizando a negociação de preços de energia e outras condições a mais consumidores brasileiros. O que torna a gestão de energia uma temática extremamente necessária para usufruir com propriedade deste modelo energético.
A partir de 2024 os consumidores do Grupo A com demanda contratada menor que 500kW poderão ser livres. Por consequência, as empresas que intencionarem migrar para o mercado livre, deverão ser representadas por um comercializador varejista junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Esses agentes varejistas serão os responsáveis por fazer a gestão de energia das unidades consumidoras migradas. Por isso, leia a seguir o que é gestão de energia e seu passo a passo. Bem como, de que maneira a Ecom Energia pode colaborar como gestora para as empresas que desejam migrar para o Ambiente de Contratação Livre.
O que é gestão de energia?
A norma padrão internacional para a gestão de energia é a ISO 50001. Essa diretriz descreve os sistemas de gestão de energia como “elementos completos relacionados e interativos para a introdução de uma política energética e metas estratégicas de energia, bem como os processos e meios para atingir esses objetivos estratégicos.”
De forma mais simples, a gestão de energia é um conjunto de práticas estratégicas que visam a economia desse insumo, a partir de uma visão geral da organização. Assim, é possível identificar disfunções e estruturar os passos necessários para conferir melhoria contínua.
Por isso, nesse sistema de controle, não entram só as atividades que incluem a luz. Mas também economia de água, combustíveis e demais ações que influenciam no uso da energia. Sendo assim, qualquer empreendimento pode fazer essa gestão, e se beneficiar a partir da redução dos custos.
Gestão de energia bem executada é sinônimo de eficiência energética
A gestão sistemática de energia possui como objetivo trazer soluções que beneficiem a empresa em diversos aspectos. Nesse sentido, os processos são conduzidos para que tragam redução de custos – no aspecto econômico – e da emissão de gases de efeito estufa – no aspecto ecológico.
No quesito saúde do negócio, isso pode trazer benefícios com relação ao aumento da competitividade e da eficiência energética. Ou seja, a capacidade de produzir mais, ou manter a quantidade de produtos ou serviços, com menos energia. Qual empresa não desejaria, ao menos, manter sua produção pagando menos?
No entanto, gerir a energia passa por diversas etapas como mensuração, análise e desenvolvimento de uma política energética corporativa. Bem como definir metas, processos e medidas para melhorar o rendimento. É possível estabelecer uma equipe interna responsável pela gestão de energia para acompanhar a evolução disso.
Para essa implementação o Ministério de Minas e Energia recomenda a ISO 50001 e descreve esse processo por meio do ciclo PDCA:
- Planejar – Plan;
- Desenvolver – Do;
- Checar – Check;
- Agir – Act.
No entanto, para monitorar com mais propriedade falhas, buracos e cenários oportunos, profissionais habilitados são os mais indicados para verificar a execução das atividades. Além disso, prever acidentes e ajustar equipamentos que possam não estar em pleno funcionamento ou sobrecarga.
Ecom Energia é uma comercializadora e gestora de energia
Com a gestão da Ecom Energia, sua empresa tem acesso a estratégias e operações que também buscam rentabilidade. Enxergamos o Mercado Livre de Energia como uma constante vitrine de oportunidades para reduzir custos.
Ao final de cada mês são contabilizados o total de recursos utilizados, por meio do PLD horário, isto é, monitoramento em tempo real. Isso porque essa prática é extremamente vantajosa, trazendo a percepção dos momentos em que o consumo da energia é maior e menor.
Assim, nossos gestores analisam dados relevantes, com maior riqueza de detalhes e atuam proativamente para aumentar a competitividade dos clientes. Dessa maneira, a estratégia que guia a gestão de energia é muito mais eficiente, mediante os acordos e objetivos da empresa.
Nossa gestão de energia oferece:
- Uma estratégia de contratação inteligente, que analisa os riscos e oportunidades do mercado;
- Um executivo de contas dedicado a entender as particularidades do seu negócio, independente do setor de atuação;
- Um sistema seguro que mensura os dados referentes aos contratos, através de telemetria;
- A escolha da fonte de energia que desejar trocar ou contratar, incluindo fontes renováveis e 100% limpas – com possibilidade de desconto na tarifa de uso da rede de distribuição;
- Todo suporte regulatório para tomar decisões de acordo com as operações, tirar dúvidas e sugerir soluções assertivas.
Somos uma empresa com 20 anos de experiência no setor energético, atuando nos mercados de energia elétrica e gás natural, nas áreas de gestão, comercialização e geração.
Traga a gestão de contratos de energia elétrica da sua empresa para a Ecom Energia e vá além do economizar no ambiente de contratação livre!
Para ganhar, de forma gratuita, um estudo de oportunidades personalizado para a sua empresa, preencha o formulário abaixo: