A previsão orçamentária é fundamental para a saúde financeira, seja de famílias, empresas, condomínios ou governos. Ela consiste no planejamento do fluxo de receitas e gastos futuros. Essa documentação busca prever os investimentos a serem aplicados para o ano seguinte, determinando metas e limites para cada área ou departamento.
Essa ação estratégica proporciona um panorama financeiro de médio a longo prazo, auxiliando, assim, na criação de cenários pessimistas, neutros e otimistas. O que se torna vantajoso, pois antecipa possíveis contratempos e direciona melhor a tomada de decisões em qualquer segmento.
Sendo assim, veja a seguir como a previsão orçamentária pode ajudar sua empresa e 3 maneiras de obtê-la.
Como a previsão orçamentária pode ajudar sua empresa
Num geral, a previsão orçamentária confere controle financeiro, a fim de evitar a perda de lucro, movimentações desnecessárias e desorganização. Nesse sentido, sua empresa passa a estar preparada para imprevistos e gastos extras. Recomenda-se que a análise seja feita observando as receitas, despesas, índices de reajuste e inflação.
Por meio da previsão orçamentária é possível responder se…
- A empresa terá recursos para determinado projeto
- Certas despesas precisarão ser cortadas;
- Alguns contratos precisarão ser revistos;
- Existem oportunidades de incrementar a receita;
- A previsão daquele ano é melhor ou pior que a do ano passado.
Uma dica é passar as informações reunidas nesse documento de maneira prática, com gráficos e informações fundamentais, de forma sucinta. Assim, explique aos líderes dos departamentos como será a implementação e quais são as metas e expectativas.
A partir desse planejamento, a verba vai para investimentos promissores, as crises são enfrentadas com mais segurança e a administração passa a ser mais tranquila. Isso porque as equipes estarão respaldadas pelas prioridades e objetivos traçados no documento – o que confere autonomia a elas.
Além disso, a empresa oportuniza o planejamento comercial. Porque, uma vez que a orientação macro está montada, as campanhas podem ser projetadas de maneira a atender as necessidades específicas da empresa em cada período do ano – favorecendo os lucros.
Maneiras de obter previsão orçamentária
Um primeiro passo a dar é organizar as contas a receber e a pagar. É apenas a partir da visualização sistêmica que será possível estabelecer uma estratégia clara, a médio e longo prazo. Reúna datas de vencimento, forma de pagamento e demais informações relevantes. Da mesma forma, categorize as despesas: energia, aluguel, internet, folhas de pagamento, boletos de fornecedores, entre outras.
Isso trará clareza, pois será possível identificar quais áreas precisam de atenção, são fonte de desperdício, entre outros. Se essa atividade for recorrente, sua empresa será capaz de comparar os valores das despesas ano a ano e analisar as ações mais bem-sucedidas em consonância com as metas.
Um segundo passo é fazer uma reserva de emergência, acumulando o equivalente de 6 a 12 meses de despesas mensais. Isso trará conforto à empresa em momentos de crise, evitando que entre no vermelho.
Outra maneira de obter previsão orçamentária, é reduzir custos com a energia elétrica. Segundo estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), os gastos do setor industrial com energia elétrica podem representar mais de 40% de seus custos de produção.
Uma vez que o alto consumo e desperdício são frequentes, a importância do foco em eficiência energética se torna ainda maior. Por isso, nos colocamos à disposição para ser a virada de chave nos custos com energia em sua empresa. Veja a seguir como.
Implementando uma gestão eficiente de energia
A migração do mercado cativo para o Mercado Livre de Energia, juntamente com uma gestão eficiente e estratégica dos recursos energéticos, pode proporcionar mais assertividade na previsão orçamentária empresarial.
Quando a empresa se torna um consumidor livre, é possível escolher a fonte de energia, bem como condições contratuais. Volume, prazos e índices de reajuste, por exemplo. Assim, a migração para o Mercado Livre de Energia traz melhor controle sobre os gastos com energia.
Entre os benefícios de migrar para o Mercado Livre de Energia estão:
- A redução de até 40% em custos com energia elétrica, veja um case de sucesso;
- A melhora na gestão de suprimentos com maior previsão de custos;
- A liberdade para escolher fornecedores;
- A livre negociação de contrato;
- O desconto da energia limpa na tarifa de distribuição;
- A ausência de bandeiras tarifárias;
- A possibilidade de rentabilidade extra.
Para entender mais sobre previsão orçamentária, separamos diversas ações para sua empresa evitar incongruências e elaborar um planejamento financeiro sustentável. Confira nosso white paper sobre Planejamento Financeiro Empresarial:
Com a Ecom Energia, não é preciso se preocupar com o gerenciamento de energia! A partir de uma gestão estratégica, trazemos segurança nos acordos de energia, com análise garantida das melhores oportunidades de mercado.
Outra vantagem é a estratégia personalizada de contratação, pois através de uma visão atenta aliada à inteligência dos gestores, asseguramos o melhor momento para comprar energia pelo menor custo.
Se você deseja receber um estudo de oportunidades personalizado para sua empresa, preencha o formulário a seguir: