Você sabia que a data limite para a publicação dos inventários na Plataforma GHG Protocol mudou? O prazo estendeu-se para o dia 05/08/2022. Isso significa que há ainda uma excelente oportunidade para sua empresa incluir os certificados de energia renovável no Registro Público de Emissões. Essa simples ação pode promover a redução da pegada de carbono da sua empresa.
Os I-RECs podem ser usados como reporte das emissões de gases do efeito estufa referentes ao Escopo 2 do Programa Brasileiro GHG Protocol. Ou seja, tratam-se das emissões indiretas provenientes da energia elétrica adquirida para uso da própria companhia. Uma vez que se comprova que 100% da energia elétrica que a empresa consumiu provém de fonte renovável, as emissões do Escopo 2 chegam a zero.
E a Ecom Energia pode ajudar você na aquisição desses certificados. Então, preencha o formulário abaixo e nós retornaremos o contato com uma proposta comercial, sem compromisso.
Desde outubro do ano passado, estamos habilitados a comercializar RECs e, assim, ajudar nossos clientes na redução da pegada de carbono. Dessa forma, auxiliamos empresas a se diferenciarem no mercado, que está cada vez mais exigente no que diz respeito a ações corporativas para promover a preservação e a sustentabilidade do meio ambiente.
Como funcionam os Certificados de Energia Renovável?
O que nem todo mundo sabe é que, quando se compra energia elétrica da rede, soma-se ao seu consumo o fator de emissão de CO2 (tCO2/MWh) do Sistema Interligado Nacional (SIN) por cada MWh. Nesse sentido, para cada 1 MWh de energia consumida, uma empresa acrescenta aproximadamente 100 quilos de CO2 em sua emissão de carbono. Então, as empresas que conseguem garantir que 100% do seu consumo é proveniente de uma fonte limpa, conseguem levar isso a zero! É para isso que servem os certificados, chamados I-RECs. Eles são documentos comprobatórios da origem renovável da energia consumida pela empresa que os adquire.
Uma vez consumido, o I-REC é “aposentando”, anulando qualquer possibilidade de ser utilizado em outro local ou que ocorra dupla contagem.
De acordo com o Instituto Totum, responsável pela emissão dos I-RECs no Brasil, no ano passado emitiram-se mais de 9 milhões de certificados, enquanto em 2020 fechou com pouco mais de 4 milhões de adesões no país.
Só para você ter uma ideia da relevância do certificado, a expectativa do instituto no começo do ano era comercializar15 milhões de RECs em 2022. Porém, até o dia 30 de junho, as geradoras de energia limpa já emitiram um total de 16,5 milhões de I-RECs aproximadamente. Esse volume já é 83% superior ao total que se comercializou no ano passado.
Agora, a expectativa de emissão de I-RECs para este ano passou para 20 milhões!
Além da redução da pegada de carbono, quais outros benefícios os I-RECs trazem para as empresas?
Além de reduzir a pegada de carbono da empresa, adquirir I-RECs também traz outros benefícios, como:
- Possibilidade de comprovar que a energia consumida pela sua empresa é de fonte limpa, reforçando compromisso com o meio ambiente;
- Viabiliza o cumprimento de metas e evidencia investimentos da companhia em sustentabilidade;
- Incentiva o desenvolvimento de uma matriz energética com mais fontes renováveis.
Uma vez que cobram-se, cada vez mais, práticas ESG das empresas, investir em ações que preservem o meio ambiente é uma atitude que os stakeholders valorizam muito.
Portanto, além de viabilizar e cumprir metas de sustentabilidade, acreditamos que os I-RECs podem trazer um grande diferencial competitivo para a empresa que os adquire.
Por isso, fale com a gente e saiba como é possível adquirir I-RECs com a Ecom Energia.
Estamos à disposição pelo telefone (11) 3076-3033 ou pelo e-mail irec@danieln108.sg-host.com