Ir às compras é sinônimo de suprir necessidades e satisfazer desejos, concorda? Altamente frequentados, os shoppings possuem grande relevância em muitos aspectos na vida dos brasileiros. Por isso, incluir o setor de shopping centers no universo de energia elétrica é muito importante.
Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a performance atual de vendas do setor é de R$159,2 bilhões. O Brasil, em 2022, apresenta 620 unidades de shoppings, que reúnem mais de 112 mil lojas e geram mais de 1 milhão de empregos. No entanto, não é novidade que esse mercado sofre com o nível elevado no consumo de energia.
Por isso, nesse artigo abordaremos soluções para alcançar a eficiência energética no setor de shopping centers, propondo fontes de energia mais competitivas, para consumir energia de maneira racional, sustentável e consistente. Confira a seguir.
Soluções para alcançar a eficiência energética no setor de Shopping Centers
1) Energia solar
Uma das iniciativas para baixar os custos com a energia elétrica da sua empresa é a energia solar. Assim como foi apontado no episódio do nosso podcast Giro Energia, por Camila Ramos, fundadora do Clean Energy Latin America. Ela disse que a energia solar tem se mostrado uma das mais baratas no Brasil nos últimos anos, portanto, é muito competitiva para as indústrias. Confira o episódio aqui.
Logo, essa modalidade de energia renovável se demonstra uma opção para o setor de shopping centers também. Seja através da instalação de painéis para captação, que são muito duráveis, ou comprando energia gerada através dessa fonte. Camila ainda indica que acompanhar os leilões de energia pode ser uma boa opção para verificar uma boa temporada.
Além disso, uma dica extra para associar a qualquer solução citada aqui, é a utilização de lâmpadas de LED. Priorizar esse modelo por toda extensão do espaço do shopping é extremamente vantajoso, pois apresenta menor consumo de energia e não esquenta. Por isso, pense: É possível fazer essa troca na sua empresa?
2) Usinas de biomassa
As usinas de biomassa também podem ser utilizadas para diminuir os gastos com energia elétrica. Assim, a energia vem da transformação de alimentos jogados fora e demais resíduos gerados no dia a dia do shopping. Essa matéria é queimada e pode ser aproveitada de várias maneiras.
Importante frisar que tanto a energia solar, quanto as usinas de biomassa são opções de autoprodução de energia. Por isso, para se tornar um agente autoprodutor, a organização deve possuir uma instalação própria de geração de energia, podendo ou não estar localizada junto às unidades de consumo.
Investir nesses equipamentos é extremamente oportuno, porque mesmo que ocorra algum desligamento, o gerador continua funcionando. Mas, se o intuito não for utilizar somente essa fonte para prover energia elétrica, também é possível programar o gerador para entrar em funcionamento apenas nos horários quando a energia é mais cara. Assim a rede principal é desligada, e gera economia.
Uma das vantagens em investir em soluções de eficiência energética como essa, é atrair investidores e lojistas. Pois, encontrarão na administração do shopping uma operação organizada e com custos controlados em energia.
3) Mercado Livre de Energia
Construir uma imagem sustentável perante os consumidores e melhorar a operação no dia a dia é essencial. Mas fazer uma gestão eficiente da energia do shopping pode ser uma tarefa difícil. Então, aqui vai mais uma opção para diminuir o valor na conta de luz dos shoppings: A migração do mercado regulado para o mercado livre de energia.
Essa procura é gigante no setor de shopping centers. Afinal, fechar contrato com essa solução energética possibilita maior economia, flexibilidade nos contratos e alta rentabilidade. Pois, dentro do mercado livre de energia é possível reduzir até 40% dos gastos com energia elétrica.
Assim, amplia-se o poder de escolha da empresa para adequar suas finanças e produzir muito mais, gastando menos e mantendo o conforto e a qualidade de sempre. Logo, nessa modalidade de consumo a empresa tem maior previsibilidade orçamentária.
Com a gestão da Ecom Energia, além de economizar, você garante rentabilidade extra para a sua empresa. Deseja destacar o seu shopping center no setor? Migre para o mercado livre de energia. Temos 20 anos de experiência e podemos te auxiliar, então entre em contato conosco.