Código de Conduta do Grupo Ecom

Com muito orgulho, apresentamos a vocês o Código de Conduta do Grupo Ecom.

Neste documento, reforçamos nosso objetivo de trabalharmos em um ambiente onde ética, segurança, e respeito às leis, às pessoas e ao meio ambiente são a regra. Queremos garantir que nossos colaboradores, parceiros de negócios e todos aqueles que atuam em nome do Grupo Ecom observem os mais elevados padrões de integridade.

A Ética e a Integridade são as principais ferramentas norteadoras do nosso trabalho, que deve estar em conformidade com as leis, com este Código de Conduta e com as nossas políticas e diretrizes internas.

Aqui vocês encontrarão informações sobre como agimos e o que esperamos de todas as pessoas que trabalham conosco, seja no nosso time, sejam nossos parceiros. Apenas assim teremos um ambiente de trabalho pautado na confiança, respeito e valorização das pessoas.

Este Código de Conduta tem como objetivo direcionar todas as decisões tomadas pelo Grupo Ecom e por seus representantes. Por isso, contamos com você para seguir nossos princípios éticos, e nos ajudar em nossa caminhada.

PAULO ROBERTO DUARTE DE TOLEDO E MÁRCIO VALÉRIO SANT’ANNA.
Sócios Fundadores.


Baixe o Código de Conduta do Grupo Ecom na íntegra aqui.

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NOSSO MANIFESTO E PROPÓSITO


MANIFESTO

É a energia humana que alimenta nossos objetivos. É ela que nos incentiva e nos sustenta. E propaga relações e negócios sólidos.

Nossa energia cria movimento. Com tecnologia, ilumina nosso caminho em direção ao futuro. Clareia decisões. Facilita e simplifica experiências.

Nossa energia é evolutiva. É adequada exatamente ao que as pessoas precisam. Nem mais nem menos. É sob medida.

Nossa energia é transparente. Acende relações genuínas, de valor a longo prazo.

Nossa energia é assim. Sempre evoluindo.

Ecom, energia em evolução.


PROPÓSITO

Evoluir a relação com a energia através de uma experiência simples e humana.


NOSSA PERSONALIDADE

Fluída. Simples, didática e transparente.

Possibilitamos uma experiência descomplicada e sem burocracias. Uma jornada de navegação de fácil acesso, desde o check-in até a contratação ou desligamento da energia. Tudo a apenas um clique de distância.

Constante. Confiável, estável e parceira.

Fazemos a entrega mais do que a funcional; entregamos atendimento 24 horas, em diversos canais de comunicação, com rapidez e assertividade na solução de problemas e no apoio a dúvidas.

Fluorescente. Calorosa, propositiva e ativa.

A energia do nosso calor humano aplicado à tecnologia. Através do digital, conseguimos oferecer ferramentas que ajudem o público a explorar as melhores ofertas para suas necessidades. Antes do cliente pedir, já está na mão.

Inteligente. Digital, direcionada e inovadora.

Fazemos a análise de dados e identificamos com clareza as particularidades do seu público. Assim, conseguimos investir nossos recursos em ações e iniciativas efetivas, fazemos uso de um discurso pontual e fundamentado, e inovamos em ofertas com frequência para ofertas valor.


APLICABILIDADE E APROVAÇÃO

O Grupo Ecom baseia seus negócios na ética, integridade, transparência e em toda a legislação vigente, em especial a Lei nº 12.846/2013 e seu Decreto Regulamentador nº 11.129/2022 (em conjunto, “Lei Anticorrupção”), a Lei nº 8.137/1990 (Lei Contra Crimes Econômicos), a Lei nº 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), a Lei nº 9.613/1998 (Lei Contra Lavagem de Dinheiro), a Lei nº 8.666/1993 e a Lei nº 14.133/21 (Lei de Licitações), e na Lei nº 12.529/2011 (Lei de Defesa da Concorrência).

Este Código de Conduta (“Código”) reúne os princípios e valores do Grupo Ecom, além das principais regras de conduta que esperamos sejam observadas por todos que se relacionam ou que exercem atividades em nome de nossas companhias, tais como: empregados, estagiários, diretores, sócios, acionistas e membros do Conselho de Administração (“Colaboradores”), além de fornecedores, prestadores de serviços, terceirizados, representantes e parceiros comerciais. As normas aqui previstas são aplicáveis a todos, independentemente do cargo ou nível hierárquico.

Este Código foi validado pela Diretoria do Grupo Ecom e deve sempre estar disponível ao público em geral no website www.ecomenergia.com.br ou em outro local que assegure livre acesso. Todos os Colaboradores(as) deverão aderir a este Código no momento de seu ingresso no Grupo Ecom, afirmando tê-lo acessado e lido em sua integralidade. Terceiros que se relacionem com o Grupo Ecom também deverão atestar a ciência e cumprimento deste Código por ocasião da assinatura de seus respectivos
contratos com o Grupo Ecom.

Este Código não é exaustivo e por isso não abrange todas as situações que podem ocorrer no nosso cotidiano profissional. É importante que dúvidas e sugestões sejam dirigidas ao Departamento de Compliance, para as providências necessárias por meio do e-mail compliance@staging2.ecomenergia.com.br. Este documento deve ser lido e aplicado como exemplo e incentivo a todas as pessoas para que atuem com ética em suas atividades e tomadas de decisão.


NOSSO AMBIENTE DE TRABALHO

Queremos promover um ambiente de trabalho que seja livre, seguro, diverso e acolhedor, livre de preconceitos e de qualquer tipo de discriminação.

1. RESPEITO, LIBERDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Pautamos nosso ambiente de trabalho nos princípios da igualdade, segurança e cordialidade. Buscamos assegurar a igualdade de oportunidades em todas as nossas práticas, especialmente na seleção, promoção e desenvolvimento de nossos Colaboradores. Temos o compromisso de oferecer as melhores condições para que nossos Colaboradores possam desenvolver e aprimorar as suas capacidades e
habilidades.

Toda e qualquer atitude discriminatória é proibida no Grupo Ecom, seja ela em razão de origem, raça, cor, nacionalidade, religião, sexo, gênero, idade, estado civil, orientação sexual, necessidades especiais, posição social ou opinião política. Da mesma forma, não toleramos qualquer forma de assédio.

Reconhecemos que nossos Colaboradores têm o direito de associação a sindicatos, respeitando a participação em qualquer negociação coletiva.

2. SAÚDE E SEGURANÇA DE NOSSO TIME

Nos preocupamos em garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para nossos(as) Colaboradores(as), que são essenciais em nosso negócio. Cumprimos com toda legislação relacionada à segurança do trabalho aplicável ao Grupo Ecom, prezando pela integridade, saúde, segurança e bem-estar físico e mental de nosso time.

3. PROTEÇÃO A DADOS PESSOAIS

Coletamos dados pessoais de nossos Colaboradores para fins legais e para assegurar benefícios e segurança no ambiente de trabalho. Qualquer atuação com relação a dados pessoais ocorrerá em estrita observância da Lei Geral de Proteção de Dados, Lei 13.709/18, ou LGPD.

Os dados pessoais deverão (i) ser exclusivamente tratados para as finalidades legítimas e de acordo com a legislação aplicável sobre proteção de dados pessoais; (ii) ser exatos e relevantes à finalidade para que foram coletados; (iii) ser devidamente protegidos contra (a) acesso inapropriado, ilegal ou não autorizado; (b) divulgação; (c) corrupção; (d) destruição; (e) perda; ou (f) indisponibilidade; e (iv) ser devidamente protegidos quando compartilhados com um terceiro.


RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E CIDADANIA

Temos um sério compromisso com o meio em que estamos inseridos. Somos encarregados por adotar uma postura de mercado ética e responsável, considerando os impactos sociais e ambientais que nossas decisões podem acarretar.

4. RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS

O respeito aos Direitos Humanos é uma obrigação de todos. Não admitimos qualquer relação que possa ser caracterizada como trabalho escravo ou em condições análogas à escravidão ou qualquer forma de trabalho infantil, inclusive por parte de terceiros.

Tomaremos sempre todas as medidas necessárias para contribuir para a erradicação do trabalho infantil, do trabalho forçado e violação de direitos fundamentais.

5. REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL

Estamos comprometidos em respeitar a legislação ambiental e comprometidos com a redução e a prevenção dos impactos ambientais de nossos serviços e operações.

Devemos sempre observar as medidas a seguir: (i) providenciar a destinação adequada de resíduos conforme normas internas e exigências legais; (ii) cuidar para que o consumo de água e energia elétrica seja feito de forma racional; (iii) evitar desperdícios de materiais; e (iv) incentivar o processo de reciclagem.

6. RELACIONAMENTO COM AS COMUNIDADES LOCAIS

Nos preocupamos com relação aos impactos que nossas atividades podem gerar à sociedade. Por isso, nossos Colaboradores devem estar sempre atentos ao coletivo, buscando, em sua atuação, um comportamento respeitoso e uma atitude de diálogo com a sociedade, especialmente com as comunidades entorno das atividades do Grupo Ecom, com o propósito de alcançar os objetivos comuns, apresentar posições corporativas e prevenir possíveis situações de conflito e risco.

Administramos cuidadosamente os impactos sociais de nossas atividades empresariais e trabalhamos em colaboração com outros no aumento dos benefícios às comunidades locais e na atenuação de quaisquer eventuais impactos negativos decorrentes de nossas atividades.


BENS E ATIVOS DO GRUPO ECOM

7. INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS E PRIVILEGIADAS

Informações que transitam livremente pelo Grupo Ecom, às quais você pode ter acesso seja por estar envolvido diretamente no assunto, seja por ouvir ou se deparar ocasionalmente, nem sempre são públicas, de modo que devem ser tratadas com sigilo absoluto até a sua eventual divulgação ao mercado. Quaisquer informações sobre o Grupo Ecom ou terceiros que com ele interajam, partes relacionadas e/ou suas respectivas atividades, às quais os Colaboradores e eventuais terceiros possam ter acesso e que não estão disponíveis ao público em geral, devem ser tratadas como confidenciais e estratégicas, sendo de igor a sua proteção e sigilo, além da observância à legislação específica.

É necessária máxima cautela com discussões sobre assuntos de trabalho em locais públicos, tais como elevadores, restaurantes, voos comerciais, aeroportos, corredores etc., de modo a evitar vazamento de informações sigilosas.

É proibida qualquer utilização de informações do Grupo Ecom para fins que não tenham ligação com o exercício das atividades comerciais e negociais, bem como revelar a terceiros qualquer informação confidencial, especialmente as relacionadas a projetos de fusão e aquisição, participação em processos competitivos e negociações com fornecedores e instituições financeiras.

Em caso de dúvidas quanto ao tratamento de Informação Confidencial, procure o Departamento Jurídico ou de Compliance.

8. PROPRIEDADE INTELECTUAL

A definição de propriedade intelectual inclui marcas, inovações, aperfeiçoamentos, processos, produtos, projetos, modelos, informações, ideias, know-how, formulações ou qualquer outra atividade de cunho não material desenvolvida no Grupo Ecom ou por meio de serviço prestado a ela sob contrato, salvo de disposto de outra forma. Todos os direitos patrimoniais referentes aos bens da propriedade intelectual que venham a ser criados, direta ou indiretamente enquanto parte do time do Grupo Ecom, mesmo que
suas funções não guardem relação com o desenvolvimento de pesquisas ou invenções, são, de forma gratuita, de sua propriedade exclusiva.

É esperado que todos garantam a proteção e os direitos de propriedade intelectual própria ou de terceiros que estejam em poder do Grupo Ecom.

9. USO DE BENS E RECURSOS DO GRUPO ECOM

Somos todos responsáveis por proteger os ativos e a reputação do Grupo Ecom. Todas as ferramentas necessárias ao desempenho de sua atividade e função profissional são disponibilizadas aos nossos Colaboradores. Cuidar das ferramentas de trabalho e das instalações do Grupo Ecom é um dever de todos.

É absolutamente vedada a utilização da internet e dos e-mails corporativos, bem como dos equipamentos eletrônicos do Grupo Ecom, para a propagação de conteúdo inadequado e incompatível ao exercício profissional ou proibido por lei, que promova a discriminação, terrorismo, jogos de azar, pornografia, propaganda político-partidária, tráfico de drogas, venda de serviços sem relação ao negócio ou correntes e demais conteúdos incompatíveis com o ambiente profissional de trabalho.

Reservamo-nos o direito de monitorar o uso de sistemas de informação e equipamentos corporativos pelos Colaboradores e de acessar comunicações eletrônicas ou informações armazenadas em sistemas, dispositivos ou equipamentos – para manutenção, necessidades da organização, investigações internas ou para atender a um requisito legal ou de alguma política interna. Assim, os Colaboradores não devem
ter expectativa de privacidade na utilização de equipamentos e/ou contas corporativas.

Também somos responsáveis pela preservação do patrimônio material do Grupo Ecom. Em caso de qualquer situação que indique possibilidade de perda, desperdício, má utilização ou furto de patrimônio do Grupo Ecom, do fato deverá ser comunicado ao Departamento de Compliance o quanto antes para que as medidas necessárias sejam tomadas.

10. MÍDIAS SOCIAIS E IMPRENSA

Nenhum Colaborador deve se manifestar ou responder comentários destinados às companhias do Grupo Ecom ou aos seus profissionais, existindo canais próprios e porta-vozes oficiais para tais situações.

Nossos Colaboradores que associem sua imagem de alguma forma à imagem do Grupo Ecom em redes sociais, como o LinkedIn, devem manter suas atividades online em conformidade com as diretrizes deste Código e sem impacto negativo para o Grupo Ecom. Todos devem estar cientes das seguintes diretrizes:

  • Antes de fazer qualquer postagem, reflita se o que está escrevendo vai contra os valores do Grupo Ecom ou se as informações compartilhadas são sigilosas;
  • Não é permitido compartilhar fotografias, documentos, áudio, vídeo, mensagens e outros materiais do Grupo Ecom, de colegas de trabalho ou de nossos estudantes, sem autorização expressa;
  • Deixe claro que quaisquer opiniões expressas são suas e não do Grupo Ecom.

Nenhum colaborador está autorizado a conceder entrevistas ou fazer declarações que citem o Grupo Ecom, de forma direta ou indireta, sem a devida autorização prévia. Se necessário, nossos colaboradores devem acionar o time especialmente capacitado para falar com a imprensa.


NOSSO COMPROMISSO COM TERCEIROS

Nosso relacionamento com terceiros deve ser ético, transparente e pautado por critérios legais e técnicos. Buscamos estabelecer relações com terceiros que possuam os mesmos padrões éticos.

11. INVESTIDORES, ACIONISTAS E PARTES RELACIONADAS

Mantemos informações fiéis de nossos negócios, garantindo transparência e o acesso por nossos acionistas na forma da lei.

Os contratos e negócios com partes relacionadas (controladores, administradores, diretores, sociedades do mesmo grupo econômico, controladas e coligadas com o mesmo controlador) devem respeitar condições comutativas, observando práticas de mercado e requisitos da lei e regulação aplicáveis.

12. FORNECEDORES E PARCEIROS DE NEGÓCIO

Prezamos que os nossos parceiros e fornecedores atuem de forma idônea e ética, compatíveis com as políticas e valores do Grupo Ecom, prezando por cumprir responsabilidades sociais, legais e ambientais, visando sempre imprimir um tratamento justo e por mútuo respeito, sem privilégios ou discriminação de quaisquer naturezas.

A relação das nossas companhias com seus fornecedores exige lisura, transparência e imparcialidade, considerando fatores técnicos e comerciais para tomada de decisão, visando imprimir um tratamento justo e por mútuo respeito, sem privilégios ou discriminação por qualquer natureza. Nossa relação sempre será pautada pela ética.

13. CLIENTES

Buscamos construir relacionamentos de longo-prazo com nossos clientes, e por isso, comprometemo-nos com os padrões de máxima qualidade em nossos serviços.

14. CONCORRENTES

Respeitamos nossos concorrentes e queremos competir com eles sempre de forma justa. Somos comprometidos com o princípio da livre concorrência e buscamos sempre agir em prol de um mercado competitivo e isonômico.

Reconhecemos a importância da proteção da livre iniciativa e da observância e aplicação integral das leis concorrenciais. Portanto, acordos, compromissos ou qualquer interação com concorrentes realizados para a prática de qualquer conduta que tenha como objetivo limitar, excluir ou dissimular a livre concorrência ou a livre iniciativa, essenciais para o desenvolvimento do setor de energia e interesses da sociedade, são
expressamente proibidos.


NOSSO COMPROMISSO COM A ÉTICA, TRANSPARÊNCIA E PRÁTICAS ANTICORRUPÇÃO

Somos comprometidos com a ética, a integridade e a transparência em todas as nossas relações. Asseguramos a conformidade de nossas atividades com as leis anticorrupção brasileiras e estrangeiras.

15. TOLERÂNCIA ZERO ÀS PRÁTICAS DE CORRUPÇÃO E SUBORNO

Seguimos criteriosamente as normas da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013 e o Decreto nº 11.129/2022), e a Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (Lei nº 9.613/98). Não toleramos nenhuma prática de corrupção, direta ou indireta, seja na esfera de relações públicas ou privadas. É proibido apoiar, participar ou permitir que, em seu nome ou benefício, se apoie ou participe, de atos de corrupção, passiva ou ativa, direta ou indiretamente.

Caso desconfiem de alguma prática de corrupção, suborno, pagamentos de facilitação ou quaisquer outros atos relacionados à corrupção, é dever de todos os Colaboradores relatar a situação ao Departamento de Compliance, por meio do e-mail compliance@staging2.ecomenergia.com.br ou pelo Canal de Ética.

16. RELACIONAMENTO COM O PODER PÚBLICO

Buscamos o desenvolvimento de um bom relacionamento com todas as esferas governamentais e reguladoras através do respeito às leis, normas e regulamentos aplicáveis à atividade do Grupo Ecom em observância aos princípios constitucionais e o ordenamento jurídico vigente.

Os Colaboradores devem observar nossas normas e diretrizes específicas sobre contratação com terceiros, interação com agentes públicos, doações e patrocínios, discriminadas na nossa Política Anticorrupção.

Não são permitidos pagamentos de facilitação à administração pública, e nenhum Colaborador deverá ceder a pedidos de pagamento para aceleração de procedimentos com a Administração Pública. Caso o Colaborador receba tal solicitação, deverá recusar o pedido e informar o evento ao Departamento de Compliance, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

17. CONFLITO DE INTERESSES

É considerada uma situação de conflito de interesses aquela em que os interesses particulares de um Colaborador ou prestador de serviço do Grupo Ecom possam influenciar de maneira imprópria qualquer decisão ou comprometer o desempenho ético, legal, transparente, imparcial ou confiável de suas atribuições ou, de qualquer forma, se oponham aos interesses institucionais do Grupo Ecom.

Em caso de dúvidas sobre possíveis situações de conflito de interesses, o Colaborador deve comunicar, o quanto antes, a situação para o Departamento de Compliance, para que as medidas necessárias sejam tomadas.

18. ATIVIDADES EXTERNAS

Qualquer atividade profissional externa, com ou sem fins lucrativos, exercida por Colaborador é permitida, desde que não caracterize conflito real ou potencial com os interesses do Grupo Ecom.

Os Colaboradores não poderão desenvolver atividades ou aceitar qualquer cargo em concorrentes ou parceiros comerciais do Grupo Ecom, sem a autorização expressa da Diretoria.

O Colaborador que eventualmente exerça alguma atividade fora do Grupo Ecom, deve estar ciente de que não poderá desempenhar atividades externas durante a jornada de trabalho, utilizar as informações e recursos do Grupo Ecom, como internet e telefone, promover ou vender produtos ou serviços dentro das nossas companhias, nem desempenhar atividade que afete negativamente seu julgamento, imparcialidade ou conduta no trabalho.

19. BRINDES, ENTRETENIMENTOS E HOSPITALIDADE

É proibido prometer, oferecer, autorizar, dar, aceitar promessa, solicitar ou receber, diretamente ou por meio de terceiros, quaisquer tipos de brindes, presentes, entretenimentos, hospitalidades ou outros benefícios de valor como contrapartida por vantagem indevida, aparente ou oculta, ao Grupo Ecom, a si ou a terceiro.

Em linha com o que determina a Política Anticorrupção do Grupo Ecom, o recebimento de presentes, brindes, entretenimentos e hospitalidades que tenham valor comercial de até US$ 100,00 (cem dólares norte-americanos) é autorizado, desde que não seja recorrente, sendo vedado o recebimento de valores em espécie, dinheiro ou equivalentes (como vouchers ou vale presente).

O oferecimento de presentes, brindes, entretenimento e hospitalidade para agentes públicos deve ser comunicada e aprovada pelo Departamento de Compliance, sendo vedado o recebimento de presentes, brindes, entretenimento e hospitalidade de agentes públicos, qualquer que seja o valor e a habitualidade.

20. DOAÇÕES E PATROCÍNIOS

Apenas patrocinamos ou realizamos doações relacionadas a (i) atividades do Grupo Ecom com finalidade comercial ou (ii) causas beneficentes mantidas por pessoas, entidades ou instituições idôneas. Não são permitidas doações ou patrocínios para atender interesses individuais, nem doações a partidos políticas ou instituições que contem com participação de pessoas politicamente expostas.

Todas as doações e patrocínios devem ser avaliadas pelo Departamento de Compliance, observados os normativos internos aplicáveis.

21. LIVROS E REGISTROS CONTÁBEIS

A integridade das nossas informações financeiras depende de exatidão, completude e pontualidade dos lançamentos contábeis. É responsabilidade de nossos Colaboradores a garantia de que todos os registros financeiros estejam completos, legíveis, precisos e reflitam os eventos e transações comerciais nas quais o Grupo Ecom tomou parte.

É terminantemente proibido coagir, enganar, manipular ou induzir ao erro qualquer parte interna ou externa envolvida em trabalhos de auditoria, fiscalização ou outras formas de inspeção judicial, administrativa ou regulatória.

22. ANTITRUSTE E INFORMAÇÃO PRIVILEGIADA

Os Colaboradores não devem participar de condutas anticompetitivas que violem leis ou princípios éticos, devendo se assegurar de que conhecem as regras anticoncorrenciais, atentando-se ao seu cumprimento em qualquer situação. Qualquer ação que se assemelhe (ou possa parecer) uma violação dos princípios de concorrência leal deve ser evitada e imediatamente reportada ao nosso Departamento Jurídico.

23. PARCERIAS, FUSÕES E AQUISIÇÕES

Eventual participação do Grupo Ecom em joint ventures, consórcios, fusões e aquisições deve seguir os padrões éticos e a legislação anticorrupção e de prevenção à lavagem de dinheiro.

Deverá ser realizada uma Due diligence específica com a finalidade de verificar a idoneidade da empresa parceira ou a ser adquirida, bem como sua conformidade com todas as disposições legais a que se sujeita.

Reservamo-nos no direito de não firmar os contratos com empresas que não estejam em conformidade ou que não apresentem as informações necessárias, especialmente, no que se refere aos dispositivos da Lei Anticorrupção.


MEDIDAS DISCIPLINARES

Qualquer Colaborador que violar qualquer das disposições deste Código, omitir-se em reportar uma violação conhecida, ou não cooperar com a investigação da denúncia estará sujeito às seguintes sanções disciplinares:

i) advertência verbal;

ii) advertência por escrito;

iii) suspensão;

iv) demissão sem justa causa; ou

v) demissão por justa causa.

As medidas disciplinares descritas acima serão aplicadas de acordo com a gravidade da infração e de forma consistente e proporcional ao descumprimento, independentemente da posição/senioridade do Colaborador. A aplicação de uma penalidade não depende de outra, sendo possível, por exemplo, a demissão por justa causa sem necessidade de aplicação de qualquer outra penalidade anterior.

Fornecedores, prestadores de serviços e parceiros comerciais também estão sujeitos a sanções, como suspensão ou encerramento do contrato, além de outras penalidades previstas contratualmente.

Em qualquer hipótese, sendo constatada infração a qualquer disposição do presente Código, o Departamento de Compliance e demais responsáveis deverão adotar as providências imediatas para fazer cessar a irregularidade, para a apuração dos responsáveis envolvidos e para a remediação de eventuais danos ocorridos.


DÚVIDAS, DENÚNCIAS E CANAL DE ÉTICA

Em caso de dúvidas sobre a aplicação ou quaisquer das previsões deste Código, procure o Departamento de Compliance do Grupo Ecom ou envie um e-mail para: compliance@staging2.ecomenergia.com.br.

Todos os Colaboradores e públicos de interesse podem expressar livremente suas preocupações e devem relatar qualquer atitude que viole os padrões de conduta previstos neste Código e/ou na legislação vigente, que seja de seu conhecimento ou desconfiança. Os relatos devem ser registrados no Canal de Ética por telefone 0800 517 1321 ou pelo site: www.contatoseguro.com.br/ecomenergia

Todo e qualquer reporte será tratado de forma anônima e confidencial, sendo terminantemente proibida qualquer retaliação contra qualquer pessoa que, de boa-fé, reporte violações ou suspeita de violações.


EFETIVIDADE E GESTÃO DO CÓDIGO

Esperamos que todas as pessoas que tenham algum vínculo com o Grupo Ecom atuem como guardiões deste Código. O Departamento de Compliance é dotado de isonomia operacional e estratégica, tendo por competência básica, no que se refere ao presente Código, a divulgação de seus termos e a realização de treinamentos relacionados à aplicação de seu conteúdo.

A fim de garantir a aplicabilidade e o aprimoramento constantes, o Código poderá ser revisto pela Comissão de Ética e pelo Departamento de Compliance sempre que necessário