As vantagens da autoprodução de energia elétrica

Ecom
  • 24/03/2021
  • 3 min de leitura

O segmento da autoprodução de energia está crescendo cada vez mais e alcançando empresas de diferentes setores pelo Brasil. Desse modo, existem algumas questões que envolvem esse crescimento, as quais foram discutidas no quarto episódio do Giro Energia.

Para explicar um pouco mais sobre o assunto, Régis Itikawa, gerente de Gestão de Geração da Ecom Energia, Fabiano Brito, advogado sócio do Mattos Filho Advogados, e Mauro Ribeiro, vice-presidente do Banco do Brasil bateram um papo bem interessante.

O que dizem os especialistas sobre a autoprodução de energia

A autoprodução de energia elétrica tende a crescer nos próximos anos, por isso, as comercializadoras estão olhando para esse tópico e buscando algumas soluções. De acordo com Régis Itikawa, existem três pilares na autoprodução.

As empresas que estão no mercado livre e têm um custo de energia alto e representativo podem buscar gerar sua própria energia, pagar menos e ter uma redução de encargos, por exemplo, o que pesa muito na conta.

Tem melhor previsibilidade de custos e pode ter estabilidade de preços. O terceiro ponto é a neutralização da pegada de carbono. Hoje existem muitos projetos de energia renovável por conta dessa preocupação ambiental.

Já Fabiano Britto ressalta que as empresas buscam a autoprodução para fugir de encargos e por questões ambientais, por exemplo. “O setor eólico e o solar já estão amadurecidos, já ganharam corpo nos últimos anos.

Chegamos a um nível de tecnologia da cadeia, do financiamento aos consumidores, que as fontes renováveis são o futuro das próximas décadas. Nesse contexto, temos uma situação particular que é a autoprodução”, destaca.

E por fim, Mauro Ribeiro comenta que o projeto de GD solar do Banco do Brasil começou em 2018 e hoje conta com projetos em operação, em construção e em licitação.

Nós estamos falando de 10 projetos que respondem por cerca de 10% do consumo geral do banco”, relata o vice-presidente.

De fato, a autoprodução é uma ótima opção para a redução dos custos em energia, por isso, é importante se atentar ao que há de novo no mercado em relação a estratégia.

O episódio completo você encontra aqui. Ah, e se lembrar de um amigo que possa se interessante pela autoprodução, compartilhe o conteúdo!

Conteúdo relacionado