Cenário do Mercado Livre: Onde estamos, aonde vamos?

Ecom
  • 28/08/2019
  • 2 min de leitura

Muitas perguntas giram e torno do cenário do Mercado Livre de Energia. Nas duas últimas décadas, por exemplo, o mercado livre passou por três ondas de crescimento. A primeira surgiu em pleno racionamento de energia, em 2001 e 2002, quando se negociava certificados de redução de custos.

A segunda onda surgiu em 2004 e 2005, quando grandes empresas firmaram contratos de longo prazo, aproveitando a sombra de energia. Já a terceira onda de crescimento é a atual, despertada em 2015 com a alta das tarifas do mercado regulado. Houve uma migração de cerca de três mil empresas nos últimos cinco anos.

A fim de entender um pouco mais a respeito do cenário do mercado livre de energia, o Giro Energia conversou com grandes executivos do setor. Foram entrevistados:

  • André Pepitone, diretor geral da ANEEL;
  • Ricardo Cyrino, secretário de energia elétrica do MME;
  • Ary Aquino, gerente de compras da ABB;
  • Luis Alberto Tomasi Dias, diretor da Adere Adesivos.

Estratégias no mercado livre de energia

A ABB se encontra atuando no cenário do mercado livre de energia desde 2017. Nesse tempo de atuação, a empresa já conta com uma economia significativa dentro do mercado. A flexibilidade e o sistema bem-organizado presente nesse meio, por exemplo, levou a empresa a buscar pelos benefícios oferecidos, segundo o gerente de compras, Ary Aquino. A ABB já renovou os contratos de médio a longo prazo.

Outra empresa que também migrou para o mercado livre de energia, foi a Adere Adesivos, e nessa mudança já contou com uma economia de R$ 3 milhões, além do ganho de flexibilidade, como destaca o diretor da empresa, Luis Alberto Tomasi Dias. Hoje, por exemplo, a Adere Adesivos também trabalha com contratos de médio e longo prazo.

Sendo assim, o crescimento de empresas migrando para o mercado livre de energia tende a continuar grande. Isso porque, os benefícios são diversos e auxiliam as empresas na economia, na organização e no ganho em relação a energia elétrica.

No Giro Energia você consegue entender ainda mais sobre o assunto. Então sintonize o nosso podcast e ouça, por completo, o que esse time de experts tem a dizer

Conteúdo relacionado