O mercado de energia passa por um momento de grande transformação no Brasil e no mundo. O novo marco regulatório promete mudar o futuro do Gás Natural no Brasil. Pensando nisso, o Giro Energia fez alguns destaques em relação ao gás natural e ouviu as mudanças anunciadas pelo Ministro da Economia Paulo Guedes sobre o setor.
Além disso, realizou entrevistas com Percival Amaral, Diretor da Ecom Gás, unidade de Comercialização de Gás Natural da Ecom Energia; Lucien Belmonte presidente da Abividro, grande consumidora de gás natural e Heber Rezende, Presidente da ES Gás, companhia estadual que está se preparando para este novo momento.
Os executivos dividiram seus pontos de vista e suas expectativas quanto ao futuro do mercado. Ouça a seguir:
O que destacam os especialistas?
O setor de gás, por exemplo, passa por um momento parecido com o que o setor de energia elétrica experimentou no início do mercado livre nos anos 2000. Na época, as comercializadoras começaram a bater à porta dos clientes para mostrar os benefícios do novo mercado.
O diretor da unidade de Comercialização de Gás da Ecom Energia, Percival Amaral, fez o destaque de que o mercado de gás ainda é desconhecido por muitos. Portanto, é necessário apresentar para as empresas esse novo mundo de comercialização de gás natural no Brasil para as empresas.
Todavia, os grandes consumidores não estão parados. Eles enxergam, por exemplo, uma oportunidade de reduzir o preço do gás, com as novas regras, a ideia é diminuir os valores gastos. As indústrias de vidro consomem uma grande quantidade de metros cúbicos de gás natural diariamente, afinal foram à Bolívia no fim de agosto.
Duas empresas do setor já possuem autorização para importar gás, desde 2003. O setor está de olho na chamada pública da TBG, a transportadora que leva o gás da Bolívia para o Brasil. O contrato chega até o fim do ano.
A ideia é que as comercializadoras, distribuidoras e grandes consumidores fiquem de olho, já que as expectativas com a abertura do mercado são boas, de acordo com o presidente da Abividro, Lucien Belmonte.
Nova legislação para o Brasil
O governo federal pretende incentivar que os estados adotem legislações pró-mercado, assim, pretende estimular o mercado livre de comercialização de gás natural no Brasil. Hoje, cada estado tem uma regulação própria para os consumidores livres. O Espírito Santo, por exemplo, trabalha em um novo contrato de concessão. Acordo esse, feito a partir de um acordo jurídico entre governo do estado e BR Distribuidora.
Heber Rezende, Presidente da ES Gás, explica a situação diferenciada do estado e como ele pretende largar na frente nessa corrida para atrair os primeiros consumidores livres do país.
Você pode descobrir essas intenções e todas as entrevistas por completo no Giro Energia. Ouça onde e quando quiser.