A sofisticação do Mercado Livre de Energia está estimulando uma nova postura das comercializadoras, que devem evoluir para comercializadoras 4.0. Em outras palavras, as comercializadoras deixam de ser vistas como compradoras e vendedoras de energia e passam a ser vistas como quem fornece solução em energia.
Neste episódio do Giro Energia, especialistas do setor explicaram um pouco mais sobre o assunto e exploram um estudo elaborado pela consultoria Roland Berger sobre o cenário das mudanças pelas quais o setor passa.
Ricardo Lima, um dos consultores que participaram de um estudo; Carlos Faria, presidente da Associação Nacional dos Consumidores de Energia e Paulo Toledo, sócio-diretor da Ecom Energia, avaliaram a solução em energia 4.0.
A sofisticação do mercado livre de energia, com os derivativos, o PLD Horário, o gás, está, de fato, criando novos produtos nas comercializadoras. Sendo assim, os consumidores ganham novas opções. Ou seja, a gestão será cada vez mais importante para quem negocia a energia e para quem compra. Isso cria oportunidades para os dois lados.
Pandemia reforça necessidade de uma gestão de energia eficaz
A pandemia da COVID-19 fez com que as empresas buscassem, com mais ênfase, formas de reduzir seus custos, posto que a energia é um custo operacional cada vez mais relevante.
Por isso, as instituições estão procurando novas soluções e profissionalizando a gestão de quem trata do assunto.
Novas oportunidades e novos desafios em solução de energia
O mercado está deixando a adolescência e chegando à idade adulta. Isso cria a necessidade de as comercializadoras buscarem uma nova postura.
A Ecom está se preparando para o universo das comercializadoras de energia 4.0 e novos produtos poderão ser criados em 2021, de acordo com o sócio da comercializadora, Paulo Toledo.
De modo geral, a pandemia não atrasou a agenda de modernização do setor elétrico. O PLD Horário, derivativos, geração distribuída solar, storage estão sofisticando o mercado livre. De um lado, as comercializadoras terão de criar novos produtos e investir mais em digitalização. Terão de ser ainda mais fornecedoras de soluções.
Por outro lado, os clientes terão de gerenciar melhor as novidades que deverão ganhar corpo a partir dos próximos meses. O mercado livre de energia poderá ganhar um forte impulso.
Essas e outras questões sobre as comercializadoras 4.0, também conhecidas como solução em energia, você pode escutar no Giro Energia, a qualquer hora e de qualquer lugar.