Descomplicando o mercado e o consumidor livre de energia

Ecom
  • 30/09/2020
  • 3 min de leitura

Neste episódio do podcast Giro Energia, vamos descomplicar algumas operações e conceitos do mercado elétrico, os quais tem batido recordes, além de ajudar o consumidor livre de energia a entender o setor. Em agosto de 2020, por exemplo, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica anunciou que bateu a marca de dez mil agentes. Há cerca de cinco anos, eram pouco mais de três mil.

O que é swap? Uma empresa no Sudeste pode aproveitar a energia mais barata no submercado Nordeste? Como se preparar para o PLD Horário? Por que as empresas estão buscando o mercado livre?

Para responder a essas perguntas, conversamos com o sócio-diretor da Ecom Energia, Márcio Sant’Anna. Além disso, também entrevistamos João Guilherme Dias, diretor da Fábrica de Tecidos Santa Margarida. O bate-papo também contou com a opinião de um consumidor que entrou no Mercado Livre de Energia há pouco tempo.

A visão do Mercado Livre de Energia por um especialista do setor

Márcio avalia que no começo da pandemia, por exemplo, a busca por maior flexibilidade aumentou, isso porque muitas empresas paralisaram ou diminuíram suas produções. Uma das opções foi a troca de energia envolvendo submercados (S, SE/CO, N e NE). Basicamente depende apenas da gestão de energia da empresa de fazer essa negociação entre submercados. Isso é uma possibilidade. Além disso, o PLD Horário promove um impacto para empresas que, por exemplo, podem deslocar sua produção do meio do dia para a madrugada. Para algumas empresas o impacto é maior e para outras não.

A opinião do consumidor livre que entrou para o mercado

A empresa têxtil Santa Margarida, localizada do sul de Minas Gerais, avaliou por um ano o ingresso no mercado livre. A migração foi concretizada no início de 2020. Segundo o diretor João Guilherme Dias, além da redução da conta de energia, a empresa ganhou flexibilidade, por exemplo.

Os ganhos do mercado e do consumidor

A sofisticação do mercado livre de energia está ganhando mais força no Brasil, por exemplo. Nos dias de hoje, em que a pandemia trouxe dúvidas sobre a demanda dos consumidores, aproveitar janelas de oportunidade para reduzir o preço de energia se tornou ainda mais importante. A gestão ganha ainda mais relevância. Empresas e comercializadoras têm muitas oportunidades para uma relação ganha-ganha, além, é claro, dos consumidores. Ouça agora o bate-papo completo!

Conteúdo relacionado