Começamos com uma pergunta: você sabe quais são os riscos do mercado livre de energia? E quais as dimensões que essa gestão ganhou nos últimos tempos? Em primeiro lugar, a gestão de riscos envolve as comercializadoras, os consumidores e até a B3.
Por esse motivo, a B3, criou recentemente um selo de confiança para o mercado físico de energia para a geradoras, consumidores e comercializadoras. Ele indica o nível de exposição de cada agente nesse mercado e a confiabilidade das informações utilizadas para o cálculo de exposição.
Saiba o que disseram os especialistas!
Sendo assim, para explicar o tópico de gestão de riscos – e muitos outros! – nesse 3º episódio do Giro Energia, o jornalista especialista no mercado de energia, Roberto Rockmann, conversou com a superintendente de Novos Negócios da B3, Ana Beatriz Vieira de Mattos.
Mas o papo não parou por aí! O sócio-diretor da Ecom Energia, Márcio Sant’Anna, também falou a respeito dos derivativos de energia.
Além disso, a adoção do PLD diário foi tema. Eles transformam a gestão de energia em um serviço ainda mais relevante, além da avaliação dos consumidores em relação as novas mudanças no mercado.
Torna-se cada vez mais importante o papel da gestora de energia. Ela trabalha na avaliação de riscos para contratação de energia. Além da admissão de energia com uma matriz volátil, o posicionamento em relação a aquisição e muito mais.
Vale a pena acompanhar as falas dos dois especialistas entrevistados para entender com maior propriedade sobre o novo cenário.
Além disso, a atuação diante dele precisa ser certeira. As comercializadoras e consumidores tendem a trabalhar cada vez mais próximos. E novos produtos financeiros podem ser criados para aumentar ainda mais a proteção diante das oscilações existentes no mercado.
Ouça agora e não deixe de compartilhar o nosso podcast com os amigos do setor!