Gestão estratégica de energia elétrica: oportunidades além do mercado livre

Ecom
  • 05/04/2022
  • 3 min de leitura

Nesse episódio, o Giro Energia fala sobre gestão de energia elétrica. Há muito mais no mercado livre à disposição das empresas. A fim de reduzir a conta de luz, além da migração para o ambiente de contratação livre, faz parte do arsenal:

Além disso, também se pode obter rentabilidade extra para a empresa operando no mercado livre de energia. No entanto, isso só é possível a partir de uma gestão estratégica de energia elétrica.

Para entender mais sobre o assunto, o jornalista Roberto Rockmann conversou com a coordenadora de Gestão de Consumidores da Ecom Energia, Gabriella Salles. Ouça a entrevista completa:

A gestão estratégica de energia tem sido uma preocupação crescente das empresas?

Gabriela: Tem, sim. A gente tem as medidas de modernização que exigirão mais investimentos em distribuição, transmissão e melhorias físicas. Isso terá impacto sobre o custo de energia.

Tivemos uma recente crise hídrica com o aumento de tarifas. E o efeito das distribuidoras será sentido nesses próximos reajustes. É uma preocupação crescente sobre os custos.

Esses reajustes vão acompanhar a inflação. Já estamos vendo alguns com dois dígitos. Há muitas variáveis que pressionam os custos, por exemplo: alta dos juros, crise hídrica, mais encargos.

A abertura do mercado livre e a gestão de energia elétrica

Gabriela: Com a abertura do mercado, se vê uma migração gradual. Mas além do mercado livre há outras possibilidades. A geração distribuída, por exemplo, é uma opção mesmo para quem não está no livre. No mercado livre, quem pode migrar pode ter uma redução de 20% a 30% de custo. Além disso, há também opções de eficiência. Nesse sentido, pode-se trabalhar mais em medidas para reduzir o consumo. Por exemplo: troca de lâmpadas ou de maquinários com uso mais eficiente.

A gestão de energia elétrica evita o dispêndio imediato?

Gabriela: Sim, isso é importante ressaltar porque todos querem agora redução de custo. Então, na largada não se desembolsa dinheiro, mas quando o projeto obtiver redução de energia e consequentemente gerar receita operacional menor.

Rockmann: O contato entre o consultor, gestor com a empresa se tornará ainda mais importante?

Gabriela: Sem dúvida alguma! Estar próximo, entender as demandas, conhecer o processo de produção e saber identificar as oportunidades são trunfos nesse relacionamento.

Em conclusão, num momento em que se discute a abertura total do mercado livre de energia e as contas no ambiente cativo estão cada vez mais pressionadas, consultoria e gestão são duas palavras que ganharão cada vez mais importância.

Mas ficam ainda algumas dúvidas:

  • O setor ruma mesmo para a abertura total?
  • O momento atual irá deslanchar mais investimentos em eficiência energética?

Continue acompanhando o Giro Energia, podcast sobre o setor energético, patrocinado e desenvolvido pela Ecom Energia. Até breve!

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