PLD horário estreia na crise hídrica

Ecom
  • 25/08/2021
  • 2 min de leitura

Nesse episódio do Giro Energia, o assunto foi PLD Horário. Depois de 20 anos de discussões, ele entrou em operação este ano, justo quando o setor vive uma crise hídrica histórica. Mas o novo modelo de precificação tem passado no teste? Para entender mais sobre o assunto, a gente conversou com dois especialistas do setor energético: o sócio da Ecom Energia, Paulo Toledo, e o presidente da PSR, Luiz Barroso. Ouça a entrevista completa:

A crise hídrica reduziu a velocidade de criação de novos produtos baseados no PLD Horário, mas ao longo dos próximos meses novidades devem aparecer. Segundo Paulo Toledo, esse ano com a crise hídrica trouxe pressões. O sócio da Ecom Energia acredita, no entanto, que ainda é cedo para comentar se o novo modelo de precificação com base horária passou ou não no teste. O executivo ainda comentou sobre a possibilidade de criar novos produtos a partir do PLD horário, como contratos semanais, por exemplo.

“O PLD Horário está passando no teste em meio à crise hídrica. Não com nota dez, mas está acima da média.”

Luiz Barroso.

De acordo com o presidente da PSR, uma mudança dessa cria a necessidade de aperfeiçoamentos, os quais, às vezes, criam nervosismo entre os agentes. Então, nesse primeiro ano, o mercado está se familiarizando com a novidade, acompanhando e analisando sua política de gestão de riscos. Ou seja, é um ano de adaptação para que em 2022, a depender da crise hídrica, mais produtos possam ser criados.

Pensata Giro Energia sobre PLD horário

Enfim, o PLD Horário está fazendo uma boa estreia em um momento de estresse no mercado. Em contrapartida, a crise hídrica tem reduzido liquidez e elevado preços, o que arrefeceu a criação de novos produtos. Logo, nesse ano, as empresas estão se habituando à novidade. Com isso, novos produtos de comercializadoras, geradoras e bancos podem ganhar espaço em 2022.

Quais serão esses produtos? Quais empresas poderão usá-los? Esses produtos permitirão grandes ganhos? Vale a sua reflexão! Até o próximo Giro Energia!

Para não perder nenhum podcast do Giro Energia, inscreva-se pelo formulário aqui nesta página. Assim, nós enviaremos o convite para novos episódios quinzenalmente.

Conteúdo relacionado