Por dentro do mercado de energia elétrica no Brasil: o 1º semestre

Ecom
  • 02/06/2021
  • 3 min de leitura

O mercado de energia elétrica no Brasil passa por um momento relativamente delicado, com alta de preços, estiagem, acionamento de térmicas, entre outros. No entanto, ao mesmo tempo, desde o início de janeiro, está em vigor o PLD Horário, que está passando por um teste de fogo.

Pensando em entender melhor o assunto e compartilhá-lo de uma forma eficaz, o Giro Energia conversou com dois especialistas do setor de energia, Otavio Bocuzzi, da área de comercialização da Ecom Energia, e Talita Porto, conselheira da CCEE.

Quais são as alternativas para os consumidores?

Neste momento, a busca é por analisar os contratos dos clientes e ver como eles estão expostos ao mercado de energia elétrica no Brasil, de acordo com o especialista da Ecom Energia.

Caso o cliente esteja exposto em uma parte no segundo semestre, quando os preços podem subir mais, a comercializadora busca alongar os contratos. Dentro do mercado livre é preciso ter um bom portfólio. Dessa forma, com os contratos de diferentes durações o consumidor não fica tão exposto às oscilações do mercado.

Por isso, ter uma gestão próxima é tão importante dentro do mercado de energia elétrica no Brasil. “Operações como troca de energia entre submercados são algumas das opções às mãos dos consumidores livres.Hoje, há quatro submercados (S, SE/CO, N e NE). Basicamente, depende apenas da gestão de energia da empresa de fazer essa negociação entre submercados. Isso é uma possibilidade”, destaca Bocuzzi.

O caminhar do PLD Horário no mercado de energia elétrica no Brasil

O PLD Horário está em vigor desde 1 de janeiro. As liquidações têm ocorrido normalmente, sendo assim, a novidade está sendo muito bem incorporada. O fato de o PLD Horário ter rodado na operação sombra por quase dois anos, dando conforto aos agentes ajudou muito, de acordo com a conselheira da CCEE.

Nos últimos meses, o PLD Horário – assim como todos nós – tem passado por um verdadeiro teste de fogo. No entanto, segundo Porto: “as liquidações últimas têm mostrado que não temos tido problemas e que o PLD Horário tem sido incorporado pelos agentes sem sobressaltos”.

É momento de estresses no mercado. Porém, as oportunidades também têm se mostrado presentes no setor elétrico, o que promove maior liberdade e novas possibilidades para os consumidores livres. Para saber mais – e refletir mais! – confira o episódio completo do Giro Energia onde e quando quiser.

Conteúdo relacionado