Neste episódio do Giro Energia, o assunto de destaque foi sobre o futuro do Mercado Livre de energia elétrica. Seu surgimento se deu há 25 anos, por meio da Lei Nº 9.074. Atualmente, já são mais de sete mil agentes que tem liberdade de escolher o seu fornecedor.
Para ampliar o Mercado Livre ações tem sido tomadas. O PLD Horário, derivativos, gás natural e discussões no Congresso são alguns exemplos. Estes podem fazer com que o segmento tenha um forte crescimento nos próximos anos.
Para entender ainda mais sobre os desafios e oportunidades que podemos encontrar pela frente, o bate papo contou com a presença do diretor do Banco Fator, Pedro Kassab, do presidente da Associação Brasileira de Comercializadoras de Energia Elétrica, Reginaldo Medeiros, e o superintendente da Associação Brasileira da Indústria do Vidro, Luciano Belmonte.
Momento de expansão para o Mercado Livre de energia elétrica
O futuro para o Mercado Livre é muito promissor, os contratos do ACL têm sido o motor da expansão da capacidade instalada. Já houve três ondas de crescimento no setor, a primeira em 1999 que permaneceu até o racionamento. Em 2004 um novo modelo e em 2015, fruto da MP Nº 579, houve outro grande acréscimo no mercado.
Hoje vemos muitos novos players entrando no Mercado Livre de Energia e podemos enxergar um crescimento muito expressivo. Principalmente porque os consumidores querem assumir a gestão dos seus principais custos.
Além disso, cada vez mais vemos uma redução para a entrada no mercado, o que podemos ter, em alguns anos, o mercado de varejo fazendo parte do processo.
Por outro lado, também temos um mercado de curto prazo que passa por muitas mudanças. Preço Horário, Preço Local, entre outros são refletidos e tendem a trazer eficiência, mas um grande desafio para o portfólio de geração e de consumo.
Ademais, os especialistas destacam que a necessidade da gestão de risco se mostra ainda maior e mais importante como passar do tempo.
Se você quer saber mais sobre o assunto, pode ouvir a entrevista completa no nosso podcast e entender sobre os 25 anos do Mercado Livre de energia elétrica.