Mercado Livre de energia promove mudanças na economia brasileira durante a pandemia

Ecom
  • 13/05/2020
  • 2 min de leitura

De fato, a pandemia da Covid-19 está provocando profundas mudanças na economia brasileira, em diferentes setores. No entanto, o Mercado Livre de Energia, que responde por um terço da carga do Brasil, respondeu rápido a esse contexto tão desafiador.

Por exemplo, operações de pré-pagamento e swap temporal são novos produtos que vêm ganhando cada vez mais espaço. O que reforça a criatividade e agilidade do setor mediante o cenário atual.

O Giro Energia conversou a respeito das oportunidades e dos desafios do Mercado Livre de energia frente à atual pandemia com o sócio-diretor da Ecom Energia, José Mauricio Carvalho, e o ex-diretor da Aneel e atual sócio da RegE Consultoria, Tiago de Barros Correia.

Como o Mercado Livre de Energia reagiu com as mudanças na economia ocasionadas pela pandemia?

Para José Maurício, da Ecom Energia, o Mercado Livre vem se firmando, mais uma vez, como uma ferramenta estratégica para as empresas. Ainda mais diante das incertezas e mudanças na economia brasileira atual.

Os clientes têm nos contatado mais com o intuito de compreender mais sobre o cenário. As empresas estão procurando maneiras de reduzir as contas de luz, gerar caixa ou de maximizar a conta de luz. E quem está no Mercado Livre tem uma vantagem muito grande para negociar.  No cativo, a conta para as empresas pagarem vai ser alta, porque a ajuda das distribuidoras vai para o cativo”, alerta.

E na opinião de Tiago Barros, ex-diretor da Aneel e especialista em regulação, as perspectivas são positivas para o Mercado Livre de Energia. Apesar dos desafios, as empresas que fazem parte desse mercado também serão beneficiadas.

Vemos oportunidade para quem quer entrar. Se você fez suas contas e queria migrar esse ano, mesmo com o mercado deprimido, é um bom momento para isso. Além disso, acredito que a tendência de crescimento desse mercado, que vimos desde 2015, deve continuar. Não vai se acelerar, mas o Mercado Livre continua atraente, principalmente porque há pressão de custos para o mercado regulado”, avalia.

As entrevistas completas estão disponíveis aqui e você pode ouvir quando e onde quiser. Por isso, compartilhe com os amigos do setor e não perca os próximos episódios do Giro Energia.

Conteúdo relacionado