Mercado livre de energia viverá a maior expansão da história

Ecom
  • 13/10/2022
  • 3 min de leitura

Hoje entrevistamos o sócio-diretor da Ecom Energia, Marcio Sant’Anna para falar sobre a maior expansão da história do Mercado Livre de Energia, no Brasil.

Nos últimos dias novidades históricas aconteceram para o mercado livre de energia elétrica. A Portaria Normativa nº 50/GM/MME permitiu que qualquer consumidor ligado à alta tensão migre para o Ambiente de Contratação Livre (ACL), a partir de janeiro de 2024.

As empresas precisam anunciar às distribuidoras sua intenção de migrar para o ACL com seis meses de antecedência. Por isso, o momento de entender esses movimentos é agora.

Além disso, no dia 29 de setembro, o Diário Oficial da União divulgou uma minuta de portaria que poderá abrir o mercado para todos os brasileiros a partir de 2028. Você pode consultá-la aqui.

O que essa abertura do mercado significa? Quais oportunidades se abrem com essa mudança? Saiba mais ouvindo o podcast a seguir:

Alta tensão

Sant’Anna diz que a abertura para a alta tensão fez uma justiça econômica entre os agentes de mercado. Depois de 20 anos, o mercado se apresenta mais maduro para receber mais clientes. Isso será possibilitado a partir dos agentes varejistas, capazes de gerir o insumo de maneira mais fácil e apropriada.

O especialista ainda diz que a quantidade de segmentos que ingressarão para o ACL não possui limite: “Eu não colocaria uma segmentação específica para a migração (…) o mercado é grande”.

Sobre a relação com os consumidores, Marcio Sant’Anna acredita na junção entre o físico e o digital. Pois, para ele, a venda efetiva será física, mas o relacionamento será digital.

Educando o mercado para o Ambiente de Contratação Livre

No entanto, o sócio-diretor ressalta que muitos não saberão o que é mercado livre de energia. Sendo assim, a catequização voltará a ser uma prática recorrente – mostrando a migração para o ACL como a estratégia econômica e segura que é.

Diferente das reuniões feitas em 2020, no início da implementação do MLE, essa ação de educação do mercado nesse período usufruirá da tecnologia. Pois a propagação da informação será ainda mais rápida e maior.

O grande desafio dos consumidores varejistas vai ser doutrinar e catequizar o que é o mercado livre de energia e o que ele traz como benefício principal, que é a redução do custo”.

Abertura total do mercado livre

De acordo com nosso sócio-diretor, o mercado está preparado com soluções para reduzir os custos de energia da população brasileira. Isso porque os movimentos das comercializadoras sãos exercidos com responsabilidade. Seja por analisar o crédito do consumidor e seus limites, ou então pelos 20 anos de experiência acumulados.

Para ouvir sobre a baixa tensão e mais detalhes sobre o assunto, confira o episódio completo! Além disso, para mais episódios acesse a página dedicada ao Giro Energia, o seu podcast do setor energético.

Conteúdo relacionado