Aumento da inadimplência e queda do consumo provocaram perda de receita para as distribuidoras no mercado regulado. Juntamente com a disparada do dólar, que é outra variável de pressão e corresponde a uma importante parcela do custo das empresas que compram energia de Itaipu.
Como ficarão as tarifas em 2020 e nos próximos anos? Para saber mais, o Giro Energia, da Ecom Energia, entrevistou Helder Souza, diretor de regulação da TR Soluções, Guilherme Dantas, sócio-fundador da Essenz Soluções, o advogado Julião Coelho, ex-diretor da Aneel.
Como ficam as tarifas neste ano e nos próximos?
Segundo os efeitos do Decreto 10.350, de 18 de maio de 2020, a variação das tarifas tendem a ser menores em 2020 e 2021. A conta COVID, desenvolvida a partir da determinação, nada mais é do que uma antecipação de receitas para as distribuidoras.
São receitas já reconhecidas anteriormente, e que agora estão sendo recuperadas via tarifa vigente. O decreto prevê que só serão consideradas as receitas que não foram amortizadas. Além das receitas que seriam reconhecidas em 2020 e 2021, destaca o Helder Souza.
Além disso, a expectativa é que, considerando essa conta COVID, a variação média das tarifas fique entre 7 e 30%. E no próximo ano, a expectativa é que a redução aconteça.
Já para Guilherme Dantas, o cenário é de pressão de custos do mercado regulado. As tarifas precisam de um raciocínio lógico, pois a principal função do setor elétrico nesse momento é fornecer suprimento. O custo das tarifas finais ainda não é algo fácil de mensurar, por causa das incertezas da quarentena.
Mas, de todo modo, haverá sim uma pressão tarifária ao longo dos próximos anos. No entanto, Guilherme Dantas também destaca alguns outros pontos em relação às tarifas e o setor, de modo geral. Confira na íntegra ouvindo o podcast.
Conheça as propostas inovadoras para o cenário desafiador
Usar os recursos da conta, ou seja, usar essa estrutura financeira que o Decreto proporcionou para amortecer resultados de recomposição tarifas para distribuidoras privatizadas. É um decreto bem-vinda, já que fazer algumas revisões tarifarias extraordinárias agora levaria um aumento tarifário no cenário de enfrentamento da pandemia.
Tivemos o cuidado de transmitir todas essas informações de maneira explicativa. Assim, você saberá o que esperar das tarifas daqui para frente. Ouça o bate-papo completo aqui!