Este é o primeiro de três episódios da série “o bê-a-bá do mercado livre de energia elétrica“. Acompanhe e entenda como funciona o ambiente de contratação livre.
Neste episódio, o líder da área de Gestão de Consumidores da Ecom Energia, Eduardo Bohn, nos explicou de forma muito simples alguns detalhes do ambiente de contratação livre (ACL). Ouça o podcast com a entrevista completa:
O que é e como funciona o mercado livre de energia elétrica
Durante a entrevista, Bohn explica como funciona a fatura de energia elétrica dos consumidores brasileiros e como funciona a cobrança no mercado livre.
Quem pode migrar?
Apesar de a abertura total do mercado de energia elétrica estar sendo discutida em Brasília, nem todo consumidor tem o direito de migrar para o ambiente de contratação livre. Saiba quais são os perfis que podem migrar.
A distribuidora pode ficar brava quando eu pedir o cancelamento?
O papel da distribuidora é fazer com que a eletricidade chegue até a sua porta. Além disso, ela também é responsável por fazer a manutenção de toda essa infraestrutura. Portanto, mesmo no mercado livre, o consumidor deve pagar pelo uso do fio. Ou seja, a parcela referente ao serviço de distribuição.
Então, a distribuidora não tem motivo para reclamar quando seus clientes optam por migrar para o ambiente de contratação livre (ACL).
No entanto, para se cumprir a regra vigente, o consumidor precisa avisar a distribuidora com seis meses de antecedência à data de aniversário do seu contrato.
Depois, no dia do aniversário de vencimento do contrato com a distribuidora, é feita, de fato, a migração do ambiente cativo para o livre.
Quer saber mais sobre o processo de migração? Então, entre em contato com nossos especialistas e solicite um estudo de viabilidade gratuito!
Continue acompanhando o Giro Energia, o seu podcast do setor energético.