O que esperar de 2021 no mercado livre de energia?

Ecom
  • 10/02/2021
  • 2 min de leitura

O primeiro episódio do podcast Giro Energia do ano tratou de alguns temas que prometem esquentar o mercado livre de energia em 2021.

Entre as novidades para o setor energético no período, temos: PLD Horário, lançamento da plataforma de derivativos de energia e o aumento de geração térmica. Além da pressão de preços no ambiente regulado e a aprovação da MPV 998, entre outros assuntos.

Portanto, para falar sobre esses temas, os entrevistados são especialistas no assunto, como o sócio-diretor da Ecom Energia, Paulo Toledo, e o CEO da PSR, Luiz Barroso, uma das mais respeitadas consultorias do mercado de energia.

Com mais de um mês de operação, o PLD Horário tem mostrado algumas mudanças no sistema de precificação. Sendo assim, você sabe quais são elas?

Essa novidade no mecanismo de formação de preço coincide com o noticiário recheado de abordagens que apontam pressões crescentes sobre a tarifa no mercado regulado.

O que dizem os especialistas

Em primeiro lugar, Paulo Toledo, da Ecom Energia, avalia que apesar do ambiente fora do comum causado pela pandemia, as novidades continuam movimentando o mercado livre de energia. Mas não só com a chegada do PLD Horário como também com o lançamento dos derivativos de energia. 

Luiz Barroso ainda avalia a MPV 998/2020. A medida pode amenizar o impacto do reajuste da tarifa, pois chegou na forma de um projeto de lei de conversão que veio da Câmara dos Deputados (PLV 42/2020).

O PL pode mudar o modelo comercial no setor elétrico, a janela de votação deveria ser ainda neste ano na avaliação de Luiz Barroso.

Essa é a última oportunidade que o governo vai ter para passar essas medidas legislativas de maior necessidade e, por consequência, de maior impacto. Essa blitzkrieg deve ser feita nesse ano. Ela vai exigir não só uma disciplina conceitual, como de narrativa e comunicação.

Vai exigir também a demonstração de que essa pauta agrega valor efetivo para a estrutura microeconômica da sociedade. Isso permitiria ao Brasil crescer com mais organização no setor de energia, por exemplo”, explica.

Visto que essas e outras abordagens feitas pelos especialista estão no Giro Energia, ouça o nosso podcast!

Conteúdo relacionado