Regras de comercialização e segurança no mercado

Ecom
  • 14/10/2020
  • 2 min de leitura

A segurança do mercado livre e as novas regras de comercialização foram os temas do 20º Giro Energia, os quais têm ganhado importância com o avanço do PLD Horário e dos derivativos.

Em novembro de 2020, a CCEE lançou uma nota técnica com sugestões de regras de aperfeiçoamento do mercado de comercialização. Enquanto o BBCE trabalha na regulação dos primeiros contratos de derivativos.

Nesse contexto, a gestão de energia ganha ainda mais relevância. Então, para entender as oportunidades, entrevistamos a conselheira da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Rose Santos, e o presidente da BBCE, Carlos Ratto.

O que foi debatido

Desde 2019, os agentes, a CCEE e a Aneel discutem regras de aperfeiçoamento do mercado de comercialização. Rose Santos destacou que eles estão se reunindo e conversando com os agentes dos diversos elos da cadeia.

Comercializadoras, consumidores livres, geradoras, com a intenção de deixar o processo todo participativo e com regras feitas por todos, nada imposto.

O mercado de derivativos é também um dos destaques da entrevista. Ele, que poderá criar opções de proteção contra as oscilações de preço para consumidores e comercializadoras, é conversado e discutido para aprimoramentos de suas regras.

O avanço na discussão sobre as regras de comercialização

É possível analisar que o mercado está avançando nas discussões de aperfeiçoamento das regras de comercialização. Mas é importante que discussões mais amplas de melhoramento das regras e aperfeiçoamento do seu funcionamento aconteçam.

Além disso, o PLD Horário e os derivativos tornam o mercado mais sofisticado e complexo, o que, por exemplo, vai exigir que as regras se adaptem aos novos tempos. A transparência vai ser ainda mais relevante.

De fato, esse novo momento traz muitos desafios e oportunidades. A gestão de energia se torna ainda mais importante para que comercializadoras e clientes possam ter uma relação de ganha-ganha nos próximos anos. Ouça o bate-papo completo do Giro Energia.

Conteúdo relacionado

GRAACC