O segundo episódio de 2020 do Giro Energia é uma continuação do bate-papo com o sócio-diretor da Ecom Energia, Paulo Toledo. A conversa foi sobre o cenário do setor de energia na atual década. E a pergunta chave que norteou a entrevista foi: o que vai acontecer com o cenário do setor de energia no Brasil nesta década? Então, confira as respostas.
Cenário do setor de energia no Brasil é de otimismo ou pessimismo?
Para o sócio-diretor da Ecom Energia, Paulo Toledo, podemos ser otimistas em 2020. O setor elétrico brasileiro, por exemplo, tem um futuro positivo e promissor. O governo traz um direcionamento mais voltado para o desenvolvimento do mercado. Como exemplo desse avanço, as agências reguladoras trabalhariam sem intervir. Além disso, as oportunidades para o mercado livre e o setor elétrico de maneira geral aumentam.
A abertura do mercado livre de energia para o mercado residencial é um sonho desde o nascimento do mercado, nos anos 2000. De acordo com o especialista, é possível pensar que dentro de uma década é viável que as residências também façam parte do mercado livre de energia.
Mas, existem algumas etapas antes dessa liberação, que é o trabalho da permissão do grupo A para os próximos cinco anos. No entanto, é possível enxergarmos uma viabilidade de mercado livre para as residências em cerca de dez anos.
A sofisticação do mercado livre de energia vai acontecer?
Sim. A medida que o mercado tende a se desenvolver, ele também conta com uma sofisticação. O preço horário, por exemplo, é uma tendência que já está em andamento e deve ser implantada a partir do ano que vem. Já os contratos financeiros são produtos para 2020. E dentro dessa década, de acordo com o sócio-diretor da Ecom Energia, o nascimento de uma bolsa de energia pode ser uma realidade.
“Estamos entrando em uma nova fase do Mercado Livre onde a sofisticação faz parte dela. Tivemos o período inicial, como a criação do mercado. Depois uma consolidação com o crescimento dele e nessa década partimos para uma sofisticação e um desenvolvimento de um mercado mais robusto e sofisticado”, destaca Paulo Toledo.
Ao longo do episódio, o especialista fez o destaque de outras questões para o cenário do setor de energia no Brasil na atual década. Além disso, falou quais vão ser os próximos passos a serem tomados.
Em resumo, para ficar por dentro e entender – com quem entende do assunto – o que vem por aí, confira o episódio do Giro Energia na íntegra.