Storage ou estoque de energia: PLD Horário será um estímulo?

Ecom
  • 02/09/2020
  • 2 min de leitura

No 17º episódio do Giro Energia, o bate papo foi sobre estoque de energia ou storage, como também é conhecido no setor. A adoção do PLD Horário, que entrou em vigor a partir de janeiro de 2021, é um divisor de águas para a tecnologia, que vai começar a ganhar espaço na matriz. Por isso, uma das modalidades que vêm se destacando, é o uso de baterias em horários em que a energia é mais cara. Assim, o consumidor ganha mais uma opção para reduzir custos.

A fim de saber mais sobre esse tema promissor, o Giro Energia conversou com três especialistas sobre o assunto: Carlos Andrade, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da EDP; Fabio Koga, diretor de sistemas de distribuição de energia da Siemens; e Adalberto Maluf, diretor de marketing da empresa chinesa BYD, uma das maiores fabricantes de baterias do mundo e que inaugurou, em agosto, uma fábrica em Manaus.

Matriz elétrica intermitente + Armazenamento de energia e o impulsionamento do PLD Horário

A matriz elétrica está se tornando mais intermitente, com o avanço das fontes solar e eólica. Por consequência, o armazenamento de energia, sem dúvidas, deve crescer nos próximos anos. O PLD Horário, tema que está em alta, também deve estimular essa tecnologia.

A adoção do PLD Horário representa um novo momento para a tecnologia de estoque de energia. Assim, com preços horários, as empresas vão passar a buscar ferramentas para gerenciar melhor a energia consumida. Nesse contexto, as baterias para armazenamento devem ganhar espaço.

De tal forma que poderão ser empregadas em dois momentos:  quando o preço da energia fica muito alto e é necessário vender o excedente ou ao usar a fonte armazenada em vez da energia da rede. Ou seja, isso é um sinal de sofisticação do mercado.

Você pode conferir as entrevistas completas e todo o conteúdo sobre estoque de energia na conversa que está no Spotify. Confira!

Conteúdo relacionado