Tarifas de energia 2021: incertezas no caminho

Ecom
  • 19/05/2021
  • 2 min de leitura

As tarifas de energia entraram para a ordem do dia do setor elétrico em 2021 e as discussões estão a todo vapor, já que nas últimas semanas. Nesse contexto, a Aneel anunciou uma série de medidas para tentar evitar reajustes elevados nas contas de luz diante de um cenário que combina pressões no câmbio e pendências de anos anteriores.

Pensando nas dúvidas que podem surgir no setor, o Giro Energia saiu na frente e trouxe um episódio sobre o assunto. Por isso, nós entrevistamos o diretor de regulação da TR Soluções, Helder Souza. Além disso, também conversamos com o diretor da PSR, Rodrigo Gelli. Então, vamos entender como as tarifas se comportarão nesse ano e nos próximos? Ademais, além dos preços no mercado cativo, esse cenário continuará atraindo consumidores à migração para o mercado livre de energia? Confira o bate-papo completo:

Incerteza é a palavra que descreve bem o cenário das tarifas de energia em 2021. No entanto, incerteza é uma palavra que os empresários não gostam. Então, esse cenário continua estimulando a migração para o mercado livre? Segundo Rodrigo, não há dúvida. Não é um movimento novo, ocorre desde 2016. Ele vem sendo estimulado pela baixa competitividade das tarifas de energia e pelo aumento de encargos. As empresas buscam reduzir custos ao migrar para um ambiente que pode propiciar custos mais baixos.

Por fim, pelas entrevistas pudemos ouvir que há diversas incertezas que rondam as tarifas de energia nesse ano e no próximo. Por exemplo, o câmbio, o despacho térmico, o risco hidrológico poderão pressionar os custos. Incerteza é uma palavra que causa receio aos empresários. Logo, eles deverão continuar buscando o mercado livre, a autoprodução e a geração distribuída solar para reduzir os custos com a conta de luz.

Conteúdo relacionado