O Giro Energia volta em 2020 com muitas informações e reflexões sobre o setor elétrico. Principalmente com as tendências que vão acelerar o setor neste ano. A nova temporada do podcast produzido e patrocinado pela Ecom Energia, conta com a primeira parte de uma entrevista com o sócio-diretor da Ecom, Paulo Toledo. Destacamos fatos e tendências do Mercado Livre de Energia para este ano. Confira quais são!
O que teremos em 2020 no Mercado Livre de Energia?
Podemos começar com alguns destaques feitos pelo sócio-diretor da Ecom Energia, Paulo Toledo:
- A redução do limite de tensão de 2500 kW para 2000 kW;
- A chegada do PLD Horário;
- O crescimento do ACL (Ambiente de Contratação Livre);
- Novos investimentos da Ecom Energia em geração.
Além desses destaques, também foi evidenciado a redução do limite de tensão para quem quer migrar para o Mercado Livre de Energia. A novidade foi apresentada em primeiro de janeiro e, de acordo com o especialista, essa é uma grande oportunidade para os consumidores com níveis de tensão mais baixas. Isso as permitirá acessar as fontes convencionais de energia.
O que se mostra como algo muito positivo para o setor e para o mercado, pois trará mais liquidez para os consumidores. Antes eles tinham a possibilidade de comprar energia só de fontes renováveis, por exemplo. O setor entra em 2020 com o pé direito, já que se trata de um modelo de energia mais liberal e mais acessível.
É importante lembrar que os consumidores maiores, por exemplo, com grandes demandas já migraram para o Mercado Livre. Atualmente, o boom de migração é dos consumidores menores, aqueles que contam com uma demanda entre 500 e 800 kW, que basicamente hoje têm acesso a energia renovável.
De acordo com o sócio-diretor, é importante e positivo que a energia renovável volte para o Mercado Livre de Energia para dar liquidez aos consumidores.
O bate-papo completo e com todas as demais tendências do Mercado Livre de Energia que podemos esperar para 2020, você pode acompanhar no podcast do Giro Energia.