Tendências para o setor elétrico: Mercado Livre de Energia

Ecom
  • 31/08/2022
  • 3 min de leitura

Apresentamos o terceiro e último episódio da série Tendências para o setor elétrico. Para esse bate-papo chamamos dois especialistas para tratar de diversos assuntos atuais para o mercado livre de energia.

São eles, Regis Itikawa, gerente de Geração na Ecom Energia e Donato da Silva, sócio fundador e diretor na Volt Robotics.

Como surgiu o termo “prossumidor”? Veja a seguir a resposta, e muito mais sobre armazenamento de energia elétrica, descrição e comentários sobre os novos perfis do consumidor de energia, precificação e digitalização:

Melhor aproveitamento da energia

Donato da Silva citou sobre a automatização que vem sendo dia após dia mais recorrente nas empresas e pelo mundo, onde os maquinários são programáveis.

Além disso, abordou sobre a digitalização e novos produtos no mercado de energia. Segundo ele a tecnologia é importante, mas é um meio e não o fim.

Quanto a geração da própria energia, agora as indústrias também caminham para promover incentivos a economia e gestão da energia. Isso porque dessa maneira, podem reduzir sobrecargas, aproveitando o sistema que já existe a um menor custo.

Outra realidade que o diretor da Volt Robotics ressaltou, foi a ausência de tarifas variáveis e medidores de energia inteligentes no Brasil. Ou seja, que entrem em modo de economia (stand-by) através de um sistema identificador de picos de energia.

Um programa de medição tem de estar atrelado a uma boa formação de preço, a uma estrutura tarifária, a uma mudança nos modelos de negócio de transmissão, distribuição e geração.

Donato Filho da Silva

O futuro da energia

Regis Itikawa destaca no papel da autoprodução a previsibilidade no orçamento energético. Além disso, citou a competitividade, agenda ESG e a redução de custos.

No contexto da eficiência energética, o head de Geração diz que, embora o tema não seja novo, a tendência das empresas tem sido associá-la a climatização.

Confira o podcast completo assistindo ao vídeo!

Quer saber mais sobre o processo de migração para o mercado livre de energia? Então, entre em contato com nossos especialistas e solicite um estudo de viabilidade gratuito! Além disso, continue acompanhando o Giro Energia, o seu podcast do setor energético.

Conteúdo relacionado

GRAACC