Como fica o cenário do segundo semestre de 2021 no setor elétrico em pleno período seco? Com os reservatórios das hidrelétricas em queda, quais as preocupações que os consumidores de energia têm? Como ficam os preços? Como se analisa o cenário entre oferta e demanda?
Nesse ínterim, a tendência de migração para o mercado livre continuará aumentando no segundo semestre de 2021? Ou seja, mesmo diante da expectativa de alta das tarifas nos próximos anos, a busca pela migração segue crescendo?
A PSR, por exemplo, estima que os reservatórios devem encerrar o ano entre 10% e 22%. Como resultado, as térmicas deverão continuar à plena carga até abril de 2022, pelo menos. Consequentemente, as bandeiras vermelhas nível 2 serão usadas até abril do ano que vem. Somado ao aumento do ESS, esses dois fatores devem pressionar as contas de luz neste segundo semestre de 2021 e no próximo ano também.
O mercado livre de energia no segundo semestre de 2021
Portanto, como ficam os preços no mercado livre esse ano? Quais as estratégias que as empresas poderão adotar? Com reservatórios em queda, a tendência é de PLD mais alto? Como está o cenário da crise hídrica para esse segundo semestre de 2021? Como os consumidores podem se posicionar diante desse cenário?
A fim de entender melhor o cenário, o Ecom Talks promoveu um debate sobre o tema. Os convidados desta edição são: Lucien Belmonte, superintendente da Abividro e Luiz Maurer, estrategista e consultor de energia. Além do sócio-diretor da Ecom Energia, Márcio Sant´Anna. Por fim, a edição conta com a mediação do jornalista Roberto Rocmann.
Assista ao debate completo!
Além disso, você também pode se inscrever para receber convite de novos talks. Para isso, basta preencher o formulário aqui ao lado e enviaremos, em primeira mão, o aviso para o seu e-mail. Inscreva-se agora e fique por dentro do mercado livre de energia!