É uma forma mais econômica e vantajosa de contratar energia elétrica disponível a algumas empresas, por meio do Ambiente de Contratação Livre (ACL).
Nessa modalidade a organização migra do mercado cativo, onde tem obrigação de comprar energia da sua distribuidora local, para então, escolher livremente o fornecedor e a fonte a ser contratada – abrindo a oportunidade para as renováveis, por exemplo.
Simular Economia
No Ambiente de Contratação Regulada (ACR), as distribuidoras adquirem energia por meio de leilões do governo. O insumo é, então, revendido para os consumidores por uma tarifa, que sofre constantes reajustes, muitas vezes, acima da inflação. Mas, isso não acontece no mercado livre.
Enquanto o mercado cativo limita o consumidor, o livre proporciona flexibilidade para negociar diversas condições do contrato. Assim, a empresa pode personalizar itens como o volume contratado, valores, período de duração do contrato, índices de reajuste, entre outros. O que traz ainda mais competitividade para o negócio.
Quero migrar minha empresa
Estão aptos para migrar para o Mercado Livre de Energia todos os consumidores do grupo de tensão A.
O grupo A é formado por usuários de média e alta tensão. Empreendimentos que possuem essa tensão são indústrias, hospitais, supermercados e shoppings, por exemplo. Deseja confirmar a viabilidade de migração para sua empresa?
Quero migrar minha empresa
Você encontra essa informação na fatura de energia elétrica que recebe da sua distribuidora. Mas, fique tranquilo que nós verificamos a viabilidade de migração da sua empresa! É só preencher nosso formulário e anexar a sua última fatura de energia.
Mesmo no mercado livre, a responsável pelo transporte da energia elétrica continua sendo a sua distribuidora local. No entanto, após a migração, você pagará para a distribuidora apenas os valores referentes a outros componentes da conta de luz, por exemplo, impostos, cobranças de iluminação pública, serviços de manutenção da rede de distribuição, entre outros.
Não. A migração não impacta na qualidade da energia, já que o serviço de distribuição continua sendo prestado da mesma forma que antes. Então, mesmo que você tenha consumido um volume maior do que o contratado naquele período, não vai faltar energia elétrica na sua tomada.
Diferentemente do mercado cativo, em que a energia é consumida, depois mensurada, para então gerar a fatura, no mercado livre a compra é feita antes do consumo. Nesse caso, é possível que haja falta ou sobra no volume contratado versus consumido. Mas não se preocupe! Essa compensação é feita no mercado de curto prazo e regulada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Ou seja, nunca haverá corte de energia por conta dessa diferença. Além disso, o excedente pode ser negociado no mercado e ainda gerar renda extra para a sua empresa.
Você tem autonomia para gerenciar seus próprios contratos de energia no mercado livre, assim que se agenciar à CCEE. No entanto, é muito importante contar com o apoio de uma empresa especializada nesse mercado, como a Ecom. Isso porque nós disponibilizamos aos nossos clientes uma infraestrutura com inteligência de mercado, ou seja, estamos de olho em tudo que influencia no preço da energia elétrica. Assim, conseguimos indicar os momentos certos para contratação, além de oferecer suporte nos processos regulatórios.