- Artigo|Blog
-
Criado: 30/03/2017
-
Atualizado: 3/09/2025
-
tempo de leitura: 2 min. de leitura
-
vitor.atik
Como o Mercado Livre de Energia pode aumentar a competitividade da sua empresa
Número de clientes no Ambiente de Contratação Livre dobra em 24 meses Com a recessão econômica nos anos de 2015 e 2016, grande parte da indústria brasileira teve muita dificuldade em manter resultados positivos, ou até mesmo permanecer aberta e em operação. Esse período de tantas incertezas e desafios se configurou como um dos mais difíceis para indústria brasileira nos últimos 100 anos, inclusive mais desafiador do que os períodos entre 1930 a 1932, posterior ao
Crash da Bolsa de New York em 1929; entre 1981 e 1983, posterior ao chamado “Milagre Econômico da Década de 70” e, até mesmo, do que os anos de 1990 e 1992, quando ocorreu o ciclo de hiperinflação. Diante do cenário de recessão econômica em 2015 e 2016, a indústria começou a implementar planos visando a redução de custos. Nesse contexto, uma das principais oportunidades foi a possibilidade de negociar livremente o preço para comprar energia elétrica, por meio do Ambiente de Contratação Livre (ACL) ou mercado livre de energia, uma vez que o dispêndio com esse insumo chega, em algumas empresas, a representar o segundo maior custo de produção. Ao analisar a viabilização de migração para o mercado livre de energia, as empresas perceberam mais benefícios do que simplesmente economizar. Podemos listar alguns desses benefícios:
- Previsibilidade orçamentária para os próximos anos, uma vez que no Ambiente de Contratação Livre não há a cobrança das bandeiras tarifárias;
- Preço de energia é reajustado somente pelos índices de inflação, como IGP-M e IPCA, e os reajustes tarifários realizados pelas respectivas distribuidoras terão impacto somente na parcela que representa 20% da conta de energia.
- Possibilidade de escolher livremente o fornecedor de energia através de contratos bilateralmente negociados e, até mesmo, para empresas com mais apetite ao risco, construir estratégias aproveitando oportunidades conjunturais no mercado de curto prazo.