No sétimo episódio do Giro Energia, podcast desenvolvido e patrocinado pela Ecom Energia, entrevistamos Mario Veiga e Luiz Barroso sobre os impactos do Coronavírus no mercado de energia elétrica.

Veiga é um dos maiores ícones do setor elétrico do Brasil, fundou a PSR, foi assessor presidencial no racionamento em 2001 e um dos principais formuladores dos leilões de contratações de energia. Outro participanete desse desse papo exclusivo, foi o atual presidente da PSR e também referência no setor, Luiz Barroso. Ele é o principal formulador da CP 33, a Consulta Pública n°33, que deslanchou, em 2017, as discussões de modernização do setor de energia elétrica.

Quem mediou a conversa foi o jornalista Roberto Rockmann, que cobre o setor elétrico há duas décadas. Rockmann iniciou a primeira rodada, questionando a visão dos especialistas para o momento atual em relação ao que foi vivido no racionamento, em 2001. De acordo com Veiga: “O que diferencia essa crise das outras são as vidas humanas, a saúde. Todas as outras crises foram muito difíceis, afetaram o dia a dia das pessoas, mas essa é especial. E a busca de soluções para o problema da saúde das pessoas tem, como consequência, uma crise econômica e financeira, também sem precedentes.”

Sobre o que mais Mario Veiga e Luiz Barroso discutiram no Giro Energia?

Além de uma análise sobre riscos, ameaças e oportunidades que a pandemia pode trazer para o setor, o programa também aborda assuntos como:

  • Quais as lições trazidas pelo racionamento de 2001?
  • Qual será a solução econômica para a crise?
  • Se o espaço para aumento de tarifas é limitado, qual a opção?
  • Autoprodução continuará em alta?
  • A queda do PLD traz oportunidades para o mercado livre?
  • Como ficará o PLD horário, previsto para entrar em operação em 1 de janeiro de 2021? 

Confira a análise completa e ouça as opiniões desses dois grandes especialistas do Mercado de Energia.