- Setor
-
Criado: 6/12/2022
-
Atualizado: 3/09/2025
-
tempo de leitura: 2 min. de leitura
-
Ecom Energia
Grupo internacional para certificação de hidrogênio começa trabalhos
Iniciativa liderada pelo Brasil que conta com representantes da CCEE irá definir critérios para que insumo possa ser considerado de baixo carbono. Nesta terça-feira, 29 de novembro, teve o início oficial da jornada do grupo de trabalho que irá estabelecer requisitos internacionais para a certificação do hidrogênio. A iniciativa liderada pelo Brasil, por meio de representantes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, tem como objetivo definir quais os critérios que serão levados em conta para que o insumo possa ser considerado de baixo carbono, impulsionando o mercado global do produto e assegurando seus benefícios para a transição energética no mundo.
O esforço reúne lideranças do setor elétrico da Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Israel, Itália e Reino Unido. A intenção é, até 2024, disponibilizar diretrizes que poderão ser usadas por empresas que estejam comercializando o hidrogênio e seus derivados em todos os continentes. Segundo Ricardo Gedra, gerente de Análise e Informações ao Mercado na CCEE, o Brasil tem potencial para se tornar um dos maiores exportadores do insumo e, portanto, precisa ter voz no debate global sobre o tema.
De acordo com ele, o Brasil já é líder em produção de energia renovável, uma peça-chave para ajudar o planeta, principalmente aqueles países com metas ambiciosas de descarbonização. Para ele, agora serão defendidos, no âmbito internacional, interesses que certamente vão atrair novos negócios, gerar emprego e renda para a população, além de manter o setor elétrico como um dos mais sustentáveis.
A iniciativa também será importante para o debate sobre a regulação do hidrogênio no Brasil, que está ocorrendo no Programa Nacional do Hidrogênio, liderado pelo Ministério de Minas e Energia. A participação do país na esfera global fará com que as definições estabelecidas aqui estejam aderentes ao que está sendo praticado ao redor do mundo. Foi a própria Câmara que propôs a criação do grupo de trabalho sobre hidrogênio no Cigré, maior comunidade global do setor, em setembro. Na primeira reunião dos especialistas, houve a apresentação dos envolvidos e um debate sobre o cronograma, o escopo da iniciativa e as primeiras atividades do grupo.
"Grupo internacional para certificação de hidrogênio começa trabalhos"
Artigo pela Agência CanalEnergia
Veja mais notícias do setor elétrico clicando aqui.