---
title: Mercado de energia discute formação de preço no Fórum de Debates
description: Apontado como principal variável na comercialização de energia, o cálculo do preço provoca embates calorosos sobre a melhor metodologia para viabilizar inv
image: https://ecomenergia.com.br/hubfs/Imported_Blog_Media/regulatorio-Sep-03-2025-06-26-17-9833-PM.jpg
---

**** **** **** 

Blog Ecom

- [ Inicio ](https://ecomenergia.com.br/blog)
- Categoria 1
- Categoria 2
- Categoria 3
- Categoria 4
- Categoria 5

- [ Regulatório ](https://ecomenergia.com.br/blog/tag/regulatório)
- Criado: 31/07/2019
- Atualizado: 3/09/2025
- tempo de leitura: 1 min. de leitura
- ![adm_ecom](https://ecomenergia.com.br/hubfs/ecom-site-2025/core/ico-ecom.svg) adm_ecom

# Mercado de energia discute formação de preço no Fórum de Debates

![](https://ecomenergia.com.br/hubfs/Imported_Blog_Media/regulatorio-Sep-03-2025-06-26-17-9833-PM.jpg)

Apontado como principal variável na comercialização de energia, o cálculo do preço provoca embates calorosos sobre a melhor metodologia para viabilizar investimentos e cobrir os custos da geração. Para criar um ambiente de discussões produtivas, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE realizou, no âmbito do Grupo de Trabalho de Modernização do Setor Elétrico, o III Fórum de Debates 2019 da CCEE, que abordou os modelos de formação de preços.

Realizado em parceria com o Ministério de Minas e Energia – MME, a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, o evento reuniu cerca de 350 pessoas em São Paulo. Os participantes acompanharam palestras sobre experiências internacionais no cálculo do preço e as particularidades do modelo brasileiro.

Na abertura do encontro, o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri abordou a importância de o mercado analisar com cautela qualquer mudança na metodologia de cálculo do preço. Em sua apresentação, avaliou pontos relevantes na composição atual do PLD e sugeriu a revisão da influência da previsão das afluências no valor da energia.

Já o secretário de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Cyrino, comentou sobre a importância do GT de modernização, que terá como desafio propor alternativas para evoluções do setor elétrico em diversas frentes, como é o caso do preço.

Encerrando o evento, Luiz Barroso, CEO da PSR, destacou quatro pontos de atenção: poder de mercado; coordenação das cascatas; critérios de segurança e a acomodação de legados do desenho de mercado atual, como energia de reserva, cotas do mercado regulado e usinas que repactuaram o risco hidrológico. Por este motivo, o executivo acredita que seja importante um período de transição de quatro anos, em que os agentes possam fazer simulações, testes e jogos para se adaptarem.

Fonte: CCEE

---

## **Conteúdo ** Relacionado

[![](https://ecomenergia.com.br/hubfs/ecom-site-2025/core/thumb-ecom.png) ](https://ecomenergia.com.br/blog/o-que-muda-no-setor-eletrico-e-como-isso-impacta-voce)

- [ Blog ](https://ecomenergia.com.br/blog/tag/blog)

### [ MP 1.300/2025: O que muda no setor elétrico e como isso impacta você ](https://ecomenergia.com.br/blog/o-que-muda-no-setor-eletrico-e-como-isso-impacta-voce)

[ No dia 21 de maio de 2025, o governo federal publicou a Medida Provisória nº 1.300, que traz... ](https://ecomenergia.com.br/blog/o-que-muda-no-setor-eletrico-e-como-isso-impacta-voce)

[![Ecom Energia](https://ecomenergia.com.br/hubfs/ecom-site-2025/core/ico-ecom.svg) ](https://ecomenergia.com.br/blog/author/ecom-energia)

#### [Ecom Energia](https://ecomenergia.com.br/blog/author/ecom-energia)

[![](https://ecomenergia.com.br/hubfs/ecom-site-2025/core/thumb-ecom.png) ](https://ecomenergia.com.br/blog/mais-de-268-mil-empresas-migraram-para-o-mercado-livre-de-energia-em-2024)

- [ Blog ](https://ecomenergia.com.br/blog/tag/blog)

### [ Mais de 26,8 mil empresas migraram para o Mercado Livre de Energia em 2024 ](https://ecomenergia.com.br/blog/mais-de-268-mil-empresas-migraram-para-o-mercado-livre-de-energia-em-2024)

[ Cada vez mais empresas estão descobrindo as vantagens excepcionais de ingressar no Mercado Livre de... ](https://ecomenergia.com.br/blog/mais-de-268-mil-empresas-migraram-para-o-mercado-livre-de-energia-em-2024)

[![karen.cipriano](https://ecomenergia.com.br/hubfs/ecom-site-2025/core/ico-ecom.svg) ](https://ecomenergia.com.br/blog/author/karen-cipriano)

#### [karen.cipriano](https://ecomenergia.com.br/blog/author/karen-cipriano)

[![](https://ecomenergia.com.br/hubfs/ecom-site-2025/core/thumb-ecom.png) ](https://ecomenergia.com.br/blog/creditos-de-carbono-como-sua-empresa-pode-compensar-emissoes-e-impulsionar-a-sustentabilidade)

- [ Blog ](https://ecomenergia.com.br/blog/tag/blog)

### [ Créditos de Carbono: Como Sua Empresa Pode Compensar Emissões e Impulsionar a Sustentabilidade ](https://ecomenergia.com.br/blog/creditos-de-carbono-como-sua-empresa-pode-compensar-emissoes-e-impulsionar-a-sustentabilidade)

[ A redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) é essencial para conter o aquecimento global... ](https://ecomenergia.com.br/blog/creditos-de-carbono-como-sua-empresa-pode-compensar-emissoes-e-impulsionar-a-sustentabilidade)

[![Ecom Energia](https://ecomenergia.com.br/hubfs/ecom-site-2025/core/ico-ecom.svg) ](https://ecomenergia.com.br/blog/author/ecom-energia)

#### [Ecom Energia](https://ecomenergia.com.br/blog/author/ecom-energia)

## **Entre** em Contato!

**O futuro da energia já chegou!**

Economize até 35% na conta de luz todos os meses, tenha mais previsibilidade e impulsione o crescimento da sua empresa com energia limpa no  Mercado Livre de Energia.

```json
{
  "@context" : "https://schema.org",
  "@type" : "BlogPosting",
  "author" : {
    "@type" : "Person",
    "name" : "adm_ecom",
    "url" : "https://ecomenergia.com.br/blog/author/adm_ecom"
  },
  "dateModified" : "2025-09-03T18:31:28.395Z",
  "datePublished" : "2019-07-31T03:00:00.000Z",
  "headline" : "Mercado de energia discute formação de preço no Fórum de Debates",
  "image" : [ "https://ecomenergia.com.br/hubfs/Imported_Blog_Media/regulatorio-Sep-03-2025-06-26-17-9833-PM.jpg" ],
  "mainEntityOfPage" : {
    "@id" : "https://ecomenergia.com.br/blog/mercado-de-energia-discute-formacao-de-preco-no-forum-de-debates",
    "@type" : "WebPage"
  },
  "publisher" : {
    "@type" : "Organization",
    "logo" : {
      "@type" : "ImageObject",
      "url" : "https://ecomenergia.com.br/hubfs/Ecom_RGB_vertical_tagline_roxo-amarelo.png"
    },
    "name" : "Ecom Energia"
  }
}
```