Dizem que nos momentos de crise é que surgem as grandes oportunidades. No setor elétrico não é diferente. Aqueda no preço da energia se tornou um ponto atrativo para contratos de longo prazo. Portanto, mesmo em um cenário desafiador, como o da atual pandemia, que assombra o mundo e aumenta as incertezas em todos os setores da economia, seja financeiro, industrial, de serviço ou outros, encontrar uma possibilidade para minimizar os riscos, ou até mesmo reduzir custos, torna-se uma alternativa bastante interessante.

Por que os preços ficaram mais vantajosos no longo prazo?

Por consequência do aumento da oferta de energia, o mercado tem proporcionado preços mais vantajosos para os produtos de longo prazo.  Ou seja, se compararmos os preços  do produto convencional para o submercado SE/CO, sob o qual o mercado se baseia para análises, os preços para os anos entre 2021 e 2025 caíram cerca de 14%, quando comparados a outubro do ano passado, e mais de 23% em relação aos preços de fevereiro deste ano. Sem dúvida, antes da pandemia era difícil acreditar que os preços chegariam a esses patamares.

Só para ilustrar, se um consumidor hoje tem um custo de R$ 220/MWh com seu contrato de energia e decide contratar cinco anos, mesmo com uma taxa média de correção monetária de 4%a.a., ele chegará no último ano de contrato, em 2025, com um preço 20% menor do possui atualmente. Portanto, em um consumo de 1MW médio, isso pode gerar um benefício de maior que R$30 mil/mês. Uma boa economia, não?

O custo de energia elétrica está para a maioria das empresas entre os cinco maiores gastos. A possibilidade de travar o risco, diminuindo a exposição ao mercado e as oscilações do PLD (Preço de Liquidação das Diferenças), traz segurança e previsibilidade as empresas que fazem parte do Mercado Livre. E abrir espaço para investimentos em outras frentes da companhia, já que vivemos um momento, em que se reinventar e inovar é preciso.

Por que a Ecom é a escolha certa para a gestão do seu contrato?

O acompanhamento de uma gestão eficiente, e atenta inclusive nos momentos de crise, é um dos pilares dos serviços oferecidos pela Ecom Energia. Não perca mais tempo e aumente a competitividade da sua empresa! Fale com nossos especialistas!