- Artigo
-
Criado: 5/11/2021
-
Atualizado: 3/09/2025
-
tempo de leitura: 3 min. de leitura
-
bianca.midori
Vantagens do contrato de energia no Mercado Livre: Sazonalização
O que difere o Mercado Livre de Energia do Mercado Cativo é justamente a possibilidade de negociar a compra de energia com outros fornecedores. Essa negociação, portanto, é feita por meio de contrato bilateral de energia. Ou seja, as cláusulas são negociadas livremente entre as partes. Nesse sentido, pode-se negociar, inclusive, a sazonalização anual do montante de energia contratado.
Conceitualmente, a sazonalização é o processo de alocação anual de eletricidade em uma base mensal. Essa operação permite que os consumidores livres aloquem mais ou menos energia em determinados meses do ano.
Trata-se de um mecanismo vantajoso para o comprador, já que ele poderá alocar energia de acordo com o seu consumo, no período em que será fornecida a energia. Então, previsibilidade é a palavra-chave aqui. Isso porque esse planejamento acontece com base no seu histórico ou previsão de consumo para o próximo ano de fornecimento.
Sazonalização do contrato de energia na contramão da volatilidade do Mercado de Curto Prazo
Quando bem aplicada, a sazonalização visa eximir o comprador de operar no Mercado de Curto Prazo. Ou seja, evita déficit ou sobra de energia durante o período de contratação.
Ainda considerando o que se acorda em contrato, a distribuição deve respeitar o montante negociado mensalmente. Além disso, devem-se considerar a aplicação de porcentagens, quando houver. Nesse caso, elas devem ser, geralmente, 10% abaixo ou acima do contratado. Abaixo ilustramos a sazonalização no contrato de energia considerando esta porcentagem:
Podemos verificar que há meses com menor previsão de consumo desta unidade. Dessa forma, alocamos menos energia para esses determinados meses, mas sempre respeitando os limites contratuais; onde temos um mínimo e máximo tanto de consumo quanto de energia a ser alocada. Da mesma forma, alocamos mais energia para os meses de maior consumo previsto para a unidade.
Assim, além da alocação de acordo com o consumo, é possível negociarmos uma sazonalização FLAT. Ou seja, que considere o mesmo montante de energia contratada para todos os meses. Nesse sentido, a distribuição é realizada de acordo com as horas do mês. Segue um exemplo de sazonalização FLAT:
No caso acima, possivelmente a unidade consumidora mantém o consumo quase que linear e dentro do montante contratado. Assim, não seria interessante fazer uma distribuição mais pontual como no caso anterior.
Liberdade para planejar o consumo anual de energia
O mecanismo de sazonalizar o contrato de energia é uma das diversas vantagens que existem dentro do Mercado Livre de Energia, tendo em vista que o comprador pode alocar a energia livremente de acordo com a sua demanda de consumo. Evitar a exposição ao risco também é uma delas.
Entre os meses de setembro e novembro, trabalhamos lado a lado com nossos clientes para que eles possam se beneficiar do planejamento de energia. Desse modo, evita-se que os consumidores recebam custos desnecessários, desperdício ou prejuízos. Ter liberdade para modular a compra de energia de acordo com o perfil de consumo é uma das grandes vantagens de se estar no Ambiente de Contratação Livre (ACL), garantindo economia e competitividade.